FIA multa Force India em R$ 440 mil por roda solta do carro de Pérez durante segundo treino em Paul Ricard

Dos R$ 440 mil aplicados como multa pela FIA à Force India pelo “incidente muito grave e potencialmente perigoso” no segundo treino na sexta-feira, a escuderia baseada em Silverstone vai pagar R$ 65 mil de imediato. O restante fica em suspenso pelos próximos 12 meses conforme determinação da entidade

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Após análise realizada pelos comissários de prova do GP da França para avaliar a roda que escapou do carro de Sergio Pérez durante o segundo treino livre, na sexta-feira, veio a punição: € 100 mil (R$ 440 mil) de multa para a equipe de Silverstone. Desse total, € 15 mil (ou R$ 65 mil) vão ser pagos de imediato, enquanto o restante, € 85 mil (ou R$ 375 mil), ficam em suspenso pelos próximos 12 meses, em determinação feita pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O anúncio da sanção foi feito neste sábado (23), pouco antes do treino classificatório em Paul Ricard

 
A FIA classificou o incidente como “muito grave e potencialmente perigoso”. Pérez perdeu a roda traseira esquerda depois de ter passado por uma curva de alta velocidade. Por sorte, o incidente não provocou nenhuma consequência mais séria, ainda que o treino tivesse sido interrompido com bandeira vermelha para que os fiscais pudessem remover os detritos da pista.
 
Chefe de operações da Force India, Otmar Szafnauer alegou que a falha poderia ter sido consequência de uma porca mal apertada no carro do piloto mexicano. 
Roda escapa do carro de Sergio Pérez no segundo treino em Paul Ricard (Foto: Reprodução)
A mesa de comissários, composta por Garry Connelly, Enzo Spano, o ex-piloto Yannick Dalmas e Jean-Marie Krempff, revisou o incidente no vídeo e debateu o assunto com o delegado técnico da FIA, Jo Bauer. Pérez, Andy Stevenson, dirigente da Force India, e o mecânico responsável por operar a pistola para fixar a roda ao carro, também estiveram presentes à reunião.
 
Os comissários de prova isentaram o mecânico de erro ao apertar a porca da roda do carro de Pérez. O relatório diz que seria “pouco razoável” sugerir uma ação apropriada para impedir que o carro saísse para a pista porque a equipe e o piloto não foram avisados em momento algum sobre o problema antes de a roda se soltar.
 
Assim, “de acordo com as decisões anteriores deste ano, os comissários decidiram que a punição no grid, que poderia ser imposta diante do artigo acima, não seria aplicada. No entanto, nota-se que é o terceiro incidente desta natureza envolvendo a equipe nos últimos anos e o segundo neste ano. E, portanto, a punição usual foi significativamente aumentada”.
 
“Essa multa representa a visão dos comissários de que a equipe precisa investigar seus procedimentos de montagem e controle de qualidade para garantir que esse tipo de incidente potencialmente perigoso não aconteça novamente. E acredita que a punição é adequada e também vai atuar como um fator de impedimento no futuro”, completou a FIA em comunicado.
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