FIA multa Hamilton por “perigo” de atravessar pista do Catar após acidente com Russell
Lewis Hamilton acabou absolvido esportivamente pela direção de prova da FIA após bater em George Russell no GP do Catar, mas foi multado por voltar ao pit-lane de forma perigosa. Fernando Alonso também recebeu reprimenda depois de gerar perigo a Charles Leclerc
A direção de prova da Fórmula 1 decidiu não punir esportivamente Lewis Hamilton e George Russell pelo incidente entre os dois na volta de abertura do GP do Catar, disputado no último domingo (8), mas o heptacampeão mundial não conseguiu escapar de uma multa. Por atravessar a pista e voltar andando ao pit-lane enquanto os carros passavam, o inglês levou sua primeira reprimenda da temporada e foi punido em €50,000 (cerca de R$ 272 mil).
“Depois de abandonar a corrida na volta 1, o piloto do carro #44 abandonou seu carro na brita e voltou a pé aos boxes”, diz o comunicado. “Assim, ele cruzou a pista naquele momento e alcançou o outro lado apenas segundos antes do carro #63 passar em alta velocidade, depois de deixar o pit-lane”, escreveu a FIA.
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Hamilton, entretanto, reconheceu o erro junto aos comissários e se desculpou. As imagens do retorno do piloto ao pit-lane mostram que o carro de Russell passou logo em seguida, e a direção de prova decidiu multar o inglês devido ao perigo.
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“Ele, então, continuou andando ao longo da pista até, finalmente, deixar o traçado. Durante a audiência, o piloto se desculpou e percebeu que a situação poderia ter sido muito perigosa para ele e outros pilotos”, afirmou.
“Os comissários reforçaram o fato de que cruzar uma pista enquanto a corrida acontece pode causar situações extremamente perigosas, e os pilotos precisam tomar muito cuidado sobre isso”, declarou a direção de prova.
Em relação ao acidente entre os dois pilotos da Mercedes, a FIA decidiu não intervir. Segundo a entidade, ainda que Hamilton tenha sido o responsável pela batida, o lance foi considerado um típico incidente de primeira volta e não rendeu maiores punições.
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“Ainda que haja o argumento de que o carro #44 foi o culpado principal, os comissários, considerando que o incidente aconteceu na primeira volta e envolveu diversos carros, determinaram que o acidente foi considerado uma típica batida de primeira volta. Nenhum piloto foi considerado totalmente culpado. Assim, nenhuma ação adicional foi tomada”, conclui a direção.
Por outro lado, Fernando Alonso — que perdeu o controle do carro em determinado momento da corrida, foi na brita e voltou perigosamente à frente de Charles Leclerc — teve sua situação notada pelos comissários e levou uma reprimenda pelo lance.
“O carro #14 saiu da pista na curva 2, continuou na área de escape e voltou em alta velocidade, logo à frente do carro #16. Ainda que o carro #16 não tenha precisado tomar medidas evasivas, os comissários determinaram que, dada a velocidade e o ângulo que o carro #14 tinha ao voltar à pista, o retorno foi feito de maneira insegura”, finalizou.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 20 e 22 de outubro, em Austin, com o GP dos Estados Unidos, o primeiro da última perna tripla da temporada. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.
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