FIA oficializa serviço social de Verstappen com automobilismo de base em Ruanda
Como parte da punição pelo uso de palavrão durante a coletiva de imprensa do GP de Singapura, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou que Max Verstappen vai trabalhar com o automobilismo de base em Ruanda na semana da cerimônia de premiação da entidade
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) oficializou qual vai ser o trabalho de interesse público que Max Verstappen terá de prestar por ter falado palavrão durante a coletiva de imprensa do GP de Singapura. Em um comunicado divulgado pouco após o GP de Abu Dhabi, ficou estabelecido que o tetracampeão terá de trabalhar junto do automobilismo de base de Ruanda na semana da cerimônia de premiação do órgão que regula o esporte.
O problema com os palavrões na Fórmula 1 teve início após o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, pedir publicamente aos pilotos para serem mais comedidos nos rádios, uma vez que “não são rappers”.
Verstappen, então, usou o termo “fodido” para se referir ao RB20 em resposta a uma pergunta feita durante a coletiva de imprensa e cutucou a FIA em seguida. “Desculpe-me pela linguagem, mas vamos lá. Somos o quê? Temos cinco, seis anos?”, disparou. Só que a atitude não passou despercebida, e a federação puniu o #1 com “realização de trabalhos de interesse público”.
A tradicional cerimônia de premiação da FIA, que acontece no final de cada ano, vai ser realizada na próxima semana, em Ruanda. E a entidade decidiu que esse seria um bom momento para Verstappen cumprir o serviço de interesse público.
“A FIA anunciou os detalhes do trabalho de interesse público de Max Verstappen devido à punição aplicada pelos comissários pelo uso de linguagem inaceitável durante a coletiva de imprensa dos pilotos no GP de Singapura. Verstappen viajará para a Cerimônia de Premiação da FIA, que acontece como parte das Assembleias Gerais na próxima semana em Kigali, Ruanda, para receber seu quarto troféu consecutivo do Campeonato Mundial de Fórmula 1”, informou em nota.
“Enquanto estiver em Kigali, ele realizará um trabalho com competidores juniores como parte do programa de desenvolvimento de base organizado pelo Automóvel Clube de Ruanda [RAC]. A atividade envolverá um carro de cross acessível da FIA, que foi construído em Ruanda pelo RAC a partir de plantas fornecidas pela entidade. As plantas de design para o projeto do carro de cross acessível da categoria Nível 2 foram entregues à rede global de 147 Autoridades Esportivas Nacionais [ASNs]”, finalizou.
A Fórmula 1 retorna já esta semana, na terça-feira (10), com os testes de jovens pilotos e de pneus da Pirelli, também em Abu Dhabi.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: McLaren quebra jejum de títulos, mas tem de saber que 2024 poderia ter sido bem maior