FIA promete excluir tempos em caso de excesso no limite de pista durante classificação em Austin

Quem ir além da zebra vermelha e branca da curva 19 do Circuito das Américas vai perder o tempo de volta durante a classificação do GP dos EUA. Os comissários também notificam a possibilidade de punição mais séria em caso de infrações seguidas

Os pilotos da Fórmula 1 receberam um aviso importante aproximadamente duas horas antes do treino classificatório deste sábado (20) em Austin. Os comissários da FIA [Federação Internacional de Automobilismo] presentes no GP dos Estados Unidos emitiram um comunicado avisando a possibilidade de exclusão de tempos de volta em caso de excessos no limite de pista.
 
O aviso vale exclusivamente para a curva 19, a penúltima do Circuito das Américas. Os pilotos que excederem a zebra vermelha e branca, andando totalmente sobre o trecho verde, terão as voltas anuladas imediatamente por utilizar áreas de escape para ganhar velocidade.
 
“Se um piloto cruzar a zebra na saída da curva 19 durante a classificação e, por consequência, ficar sem qualquer parte do carro em contato com a parte vermelha e branca da zebra, o tempo de volta do piloto em questão será excluído pelos comissários”, apontou o documento dos comissários.
As zebras de Austin viraram sinal de perigo para os pilotos (Foto: Beto Issa)

Caso a infração aconteça repetidamente, o piloto corre o risco de virar alvo de investigação dos comissários, que tem a opção de aplicar uma pena mais grave.

 
“Uma bandeira preta e branca vai ser agitada para o piloto que exceder a parte vermelha e branca da zebra três vezes. Qualquer outra repetição disso significa levar a questão aos comissários. Todas as vezes que um piloto exceder a parte vermelha e branca, as equipes serão informadas através do sistema de mensagens”, encerrou.
 
O treino classificatório do GP dos Estados Unidos começa às 18h (de Brasília). Sebastian Vettel foi o mais rápido no terceiro treino livre, única atividade com pista seca até aqui.

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ o GP dos Estados Unidos de F1 neste fim de semana com a repórter Evelyn Guimarães.

E o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece este ano nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no autódromo de Interlagos. Os ingressos para a corrida estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.