FIA promete “melhores esforços” para evitar conflito de datas entre F1 e Le Mans em 2021

Presidente da FIA, Jean Todt comentou sobre o desejo de não realizar corridas da F1 durante o fim de semana das 24 Horas de Le Mans. Prova está marcada para acontecer entre 12 e 13 de junho de 2021

A FIA planeja o maior esforço possível para evitar o conflito de datas das 24 Horas de Le Mans com algum GP de Fórmula 1 em 2021. A famosa prova do endurance está marcada para acontecer entre os dias 12 e 13 de junho, conforme anunciado na última sexta-feira.

Antes da pandemia de Covid-19, a edição de 2020 de Le Mans era prevista para acontecer no mesmo fim de semana do GP do Canadá. Com as alterações, a prova em La Sarthe aconteceu entre os dias 19 e 20 de setembro, no espaço sem corridas da Fórmula 1.

“Certamente, faremos o possível para evitar o conflito de datas entre WEC e a Fórmula 1, porém, isso depende de qual fuso horário a Fórmula 1 estará, isso tem importância. Faremos nossos melhores esforços, mas é o máximo que posso dizer”, disse Jean Todt, presidente da FIA, em uma conferência virtual.

Carros da GTE-Am durante as 24h de Le Mans de 2020 (Foto: WEC)

Evitando o conflito de datas, as 24 Horas de Le Mans podem receber pilotos da Fórmula 1 novamente. Em 2015, Nico Hülkenberg venceu a prova pela Porsche enquanto era contratado pela Force India, mas não defendeu o título em 2016 pelo conflito com o GP da Europa.

Já em 2018, foi a vez de Fernando Alonso, enquanto era contratado da McLaren, vencer em La Sarthe.

A Fórmula 1 ainda não divulgou o primeiro rascunho do calendário de 2021, mas o diretor-executivo Chase Carey afirmou que é “o mais próximo do normal” em comparação com 2020, que viu 13 provas canceladas e a adição de etapas extras para finalizar o ano com 17 corridas.

“Estamos planejando um calendário de 2021 que certamente não será a volta ao normal, mas está próximo disso”, citou Carey em entrevista à Sky Sports.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.