FIA promove mudanças e coloca ex-DAMS como novo diretor-esportivo da F1

Ex-diretor da DAMS e com passagem extensa pela Renault, Francois Sicard será o novo diretor-esportivo da Fórmula 1 e assume cargo antes acumulado por Michael Masi

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: TREINOS LIVRES DO GP DA AUSTRÁLIA DE F1 | Briefing

O inquérito divulgado pela FIA no mês passado sobre os incidentes da última corrida da temporada 2021 da F1, em Abu Dhabi, indicavam que a entidade buscaria um diretor-esportivo para a categoria. E de acordo com informações do portal Autosport, o nome definido é o do francês Francois Sicard, diretor-geral da DAMS e com extenso currículo no automobilismo.

Até o ano passado, o cargo era acumulado pelo diretor de provas Michael Masi — retirado do posto após as polêmicas que tomaram conta do encerramento do campeonato, em Abu Dhabi. Assim, Niels Wittich e Eduardo Freitas foram nomeados como novos diretores de prova em regime de alternância, e Sicard chega para preencher a cadeira vaga de diretor-esportivo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Polêmica de Abu Dhabi terminou com Verstappen campeão da F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

O título definitivo do cargo de Sicard na F1 ainda não foi determinado, mas algumas atribuições do francês incluem supervisionar a implementação de novas regras no esporte, além de trabalhar em conjunto com a categoria sobre assuntos referentes ao calendário de provas e o licenciamento dos circuitos.

Apesar do currículo que inclui trabalhos com pilotos atuais do grid, como Kevin Magnussen, Carlos Sainz, Alexander Albon e Nicholas Latifi, será a primeira experiência de Sicard na Fórmula 1. Além da categoria principal, Francois também será responsável por F2, F3, F4 e FRECA.

Sicard chegou à DAMS ainda em 2021 após passagem de sucesso pela Renault, e conseguiu vencer a GP2 — atual F2 — pela equipe no mesmo ano, com Davide Valsecchi, e em 2014, com Jolyon Palmer. O time ainda venceu o campeonato de Construtores em 2019, além de ter conquistado três títulos de equipes também na Fórmula E sob comando do francês.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

MICHAEL MASI; DIRETOR DE PROVA; FIA; FÓRMULA 1;
Polêmicas custaram o cargo de Michael Masi na F1 (Foto: FIA)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.