FIA pune Hamilton com 10s por acidente com Verstappen na primeira volta em Silverstone

Os comissários entenderam que o britânico foi responsável pelo acidente que tirou o piloto da Red Bull da corrida deste domingo (18)

Acidente entre Max Verstappen e Lewis Hamilton no GP da Inglaterra (Vídeo: F1)

Lewis Hamilton não escapou ileso do acidente com Max Verstappen na primeira volta do GP da Inglaterra neste domingo (18). Os comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) aplicaram uma punição de 10s ao piloto da Mercedes por entender que ele teve responsabilidade no acidente em Silverstone.

A largada foi extremamente agressiva. Hamilton foi para cima de um Verstappen, que se defendia muito bem. O inglês atacou na curva Brooklands, mas Max se defendeu. Os dois já haviam se tocado levemente ao longo da volta. Na curva seguinte, porém, não teve como evitar.

O instante do toque entre Lewis Hamilton e Max Verstappen em Silverstone (Foto: Reprodução)

Lewis mergulhou para tentar cortar na frente de Verstappen, que se defendia ao frear tarde, mas o movimento dos dois carros fez com que o pneu dianteiro direito de Hamilton tocasse o traseiro esquerdo de Max em Silverstone.

Com suspensão quebrada, a Red Bull rodou imediatamente, passou em altíssima velocidade pela brita e acertou em cheio a barreira de pneus.

Imediatamente, a Red Bull passou a pressionar por punição, enquanto a Mercedes optou por mandar um e-mail a Michael Masi, diretor de provas da F1, com a defesa. Não adiantou. Pouco depois da relargada, a FIA anunciou a pena.

Assim, quando fizer o pit-stop, Lewis terá de ficar 10s parado, sem que os mecânicos toquem no carro da Mercedes.

Engenheiro de Hamilton, Peter Bonnington avisou imediatamente da pena e pediu que o heptacampeão apertasse o passo para tomar a liderança de Charles Leclerc.

“Precisamos forçar agora. A situação mudou em relação a esta manhã, com esta punição de 10s”, explicou. “Entendido, Bono”, respondeu Lewis, que pouco depois questionou se tinha sido punido.

Inicialmente, Lewis não conseguiu aproximar, mas passou a encostar mais decisivamente quando o monegasco começou a ter problemas com o motor Ferrari. No entanto, a Mercedes já tinha problemas com o desgaste dos pneus e não conseguiu levar adiante a aproximação.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar