FIA pune Stroll com 10s e três pontos na carteira após atender Williams e ignorar ordem de deixar Pérez passar na Áustria

Lance Stroll foi punido pela FIA após o fim do GP da Áustria por conta da demora para obedecer a ordem de sair da frente de Sergio Pérez quando era retardatário, nas últimas voltas da prova. Ele perdeu 10s da corrida e adicionou três pontos na carteira

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O GP da Áustria deste domingo (1) não foi nada especial para a Williams, mas piorou um pouco após a bandeira quadriculada. Após uma investigação realizada no fim da corrida, os comissários decidiram adicionar 10s no tempo final de corrida e três pontos na carteira de Lance Stroll. Tudo isso por não obedecer as bandeiras azuis mostradas para que ele liberasse passagem para a Force India de Sergio Pérez.

 
Stroll acabou trocando o 13º lugar com o companheiro Sergey Sirotkin, que havia terminado no 14º posto. O incidente aconteceu na reta derradeira da corrida: o canadense realizou uma troca de pneus a cinco voltas do fim e voltou logo em frente a Pérez, mas fora da volta do líder. A Williams mandou que ele tentasse tirar a volta, e então Stroll ignorou todos os avisos manuais e tecnológicos para deixar o mexicano passar e seguir no giro do líder. 
 
"Lance passou muito tempo sem sair da frente, mas ele também estava com pneus novos. Dá para entender, mas acho que ele devia ter saído", disse o diretor de prova, Charlie Whiting. 
 
"O piloto do carro #18 admitiu que viu as bandeiras azuis, os painéis luminosos e a luz no volante. Ele afirmou que o time mandou que tentasse sair da volta atrás que tinha, mas não foi avisado que precisava deixar o carro #11 passar até quase uma volta com bandeiras e luzes mostradas", disse o veredito oficial da FIA. 
Lance Stroll (Foto: Williams)
"O motivo pelo qual estamos dando esses três pontos é que a questão das bandeiras azuis foi especificamente tratada na reunião dos pilotos na noite da sexta-feira e confirmado nas anotações do diretor de corrida, em particular um pedido para permitir que os carros na volta do líder passassem na primeira oportunidade", seguiu.
 
"Neste caso, o piloto preferiu dar prioridade para a instrução da equipe (de tirar a volta negativa) às regras e instruções específicas do diretor de prova (com relação ao procedimento de bandeira azul)", encerrou.
 
Quem também foi investigado após a corrida foi Pierre Gasly, mas o francês escapou de ser punido. Segundo Whiting, houve uma falha eletrônica no carro que impediu o painel luminoso do volante de ser acionado.
 
"Era apenas Gasly. Uma conexão no carro falhou, então a gente estava avisando manualmente. Quando percebemos que isso tinha acontecido, pudemos fazer manualmente e ainda utilizar o sistema automático que temos no momento. Foi um problema no carro", explicou.
 
A F1 volta com o GP da Inglaterra no próximo fim de semana. 
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