FIA realiza conferência em Munique e anuncia relargada parada após entradas de safety-car a partir de 2015

A FIA confirmou após a conferência esportiva realizada em Munique, na Alemanha, que, a partir da temporada 2015, as relargadas depois das entradas do safety-car serão paradas e não mais em fila indiana

O Conselho Mundial do Automobilismo concluiu, nesta quinta-feira (26), em Munique, na Alemanha, a segunda conferência da FIA. Dentre algumas medidas aprovadas para a próxima temporada, a grande surpresa foi a confirmação da relargada parada após as entradas do safety-car.
 
Contudo, a nova regra tem suas exceções. Não haverá relargada parada se a entrada do carro de segurança acontecer nas primeiras duas voltas, em paralisações que ocorram com um espaço de menos de duas voltas – exemplo: relargada na volta 27 e, novamente safety-car na 29 – ou caso o safety-car seja acionado com cinco voltas ou menos faltando para a conclusão da prova. Portanto, nestes casos, a relargada será em fila indiana, como acontece na atual temporada da F1.
A partir de 2015, haverá relargada parada após as entradas do safety-car durante as corridas (Foto: Getty Images)
A FIA não menciona como ficam os retardatários neste procedimento, o que leva a crer que a regra atual será mantida, isto é, aqueles que tiverem tomado uma volta na corrida terão o direito de retomá-la e, então, alinhar no fundo do grid.

Além da medida, o Conselho Mundial anunciou outras determinações na F1, como a regra do Parque Fechado já depois do treino livre 3 do sábado e a obrigação de largar dos boxes para o piloto que trocar o motor durante o fim de semana — e não mais a punição de cinco lugares no grid.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.