FIA rejeita pedido da Williams por isenções no teto de gastos após prejuízo em batidas
A Williams recorreu à FIA após precisar lidar com um prejuízo milionário em 2024 devido às constantes batidas, mas a entidade rejeitou os pedidos de exceção no teto de gastos
A sequência de grandes acidentes ao longo da temporada 2024 gerou um prejuízo milionário para a Williams, e a dificuldade de introduzir novas peças foi um problema real no fim de temporada da F1. A questão foi tão além do esperado que, segundo o portal alemão Auto Motor und Sport, o time de Grove fez um pedido à FIA para receber algumas isenções no teto de gastos devido às pancadas. A entidade, porém, rejeitou a tentativa.
A intenção seria conseguir a exceção de alguns custos relacionados a danos, para que a equipe não corresse o risco de ultrapassar o limite. No entanto, o entendimento da entidade é que as grandes batidas foram por culpa de Alexander Albon, Franco Colapinto e Logan Sargeant, os três titulares ao longo do ano. Com isso, negou o pedido.
A Williams chegou a ter de retirar Sargeant do GP da Austrália para dar um carro a Albon, já que o tailandês destruiu o monoposto antes da corrida e o time não tinha um chassi reserva. Alex disputou a prova com o bólido do então companheiro, mas chegou em 11º e não pontuou.
Já com Colapinto de titular, os problemas voltaram a assombrar no fim da temporada. Albon bateu com força na classificação do GP de São Paulo e nem largou, enquanto o argentino sofreu duas pancadas fortes em Interlagos e mais uma em Las Vegas, na etapa seguinte.
No total, a Williams calcula em torno de 16 grandes acidentes em 24 etapas. Apenas no GP de São Paulo, o prejuízo está estimado em cerca de US$ 4 milhões (aproximadamente R$ 25,3 milhões na cotação atual).
A Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.