FIA revela detalhes dos novos procedimentos para largada parada em condições de chuva em 2017 na F1

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) mudou as regras para os procedimentos de largada parada com chuva e agora revelou mais alguns detalhes do regulamento nessas circunstâncias. A ideia é evitar partida com safety-car

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
O Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA acrescentou mais alguns detalhes com relação aos procedimentos de largada parada em condições de chuva na F1 para a temporada 2017. 

 
Anteriormente, a norma falava que, se as condições no início de um GP forem consideradas muito difíceis para uma largada convencional, a corrida tinha de começar com o auxílio do safety-car. E uma vez que a pista se mostrasse segura novamente, o carro de segurança deixava o pelotão, autorizando o início da etapa.
 
Agora, de acordo com as novas regras, os carros ainda vão permanecer atrás do safety-car, mesmo com os pneus de chuva. E o primeiro giro vai se tornar uma volta de apresentação adicional e não vai mais contar para a distância de corrida. E qualquer piloto que tenha se atrasado na formação original, poderá ultrapassar os demais carros para voltar à posição de início. Se isso não for possível por conta do tempo, então o piloto vai largar do pit-lane. 
 
Ainda, o piloto que tiver de largar dos boxes também terá o direito de circular atrás do carro de segurança como forma de analisar as condições do asfalto. Porém, ele não é obrigado a andar na pista e pode apenas esperar no pit-lane, também como maneira de poupar combustível, até o momento do início da corrida. Mas aí, quando a prova tiver o início autorizado, ele vai precisar alinhar e partir do fim do pit-lane.
Hamilton, Rosberg e Räikkönen após a largada do GP do Brasil (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Tem mais: qualquer piloto que decida parar nos boxes durante o período de safety-car inicial, terá também de largar dos pits. Não será permitido que os demais pilotos sigam o carro de segurança quando este entrar nos boxes e também será proibido a troca de pneus para a largada. Se o fizerem, serão punidos com um stop & go de dez segundos. 

 
Uma vez que a direção de prova opte por autorizar o início da corrida, o safety-car vai deixar a pista. Os carros, então, vão alinhar no grid. Mas se as condições não melhorarem a esse ponto, a direção de prova pode optar por chamar os carros para o pit-lane, como aconteceu no GP do Brasil, por exemplo. No entanto, como a corrida não ainda não terá começado oficialmente, não será contada como uma suspensão. 
 
Contudo, nestas circunstâncias, não haverá uma segunda tentativa de partir do grid. Ao invés da largada parada, a corrida terá início sob as regras tradicionais do safety-car.
 
PADDOCK GP #68 ANALISA SEGUNDA SEMANA DE TESTES DA F1 EM BARCELONA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.