FIA revisa pontuação para obtenção da superlicença para F1, reduz diferenças e inclui novas categorias
Visando corrigir imperfeições no sistema de pontuação para concessão da superlicença da F1, a FIA realizou mudanças que valerão a partir da próxima temporada. Uma delas foi a equiparação entre a futura F2, a GP2, a F3 Europeia, o Mundial de Endurance — na LMP1 — e a Indy, oferecendo 40 pontos ao campeão. A entidade incluiu categorias como o WTCC, o DTM e a Indy Lights
Desde que anunciou o sistema de pontos para conceder aos pilotos a superlicença — documento que autoriza o competidor a disputar o Mundial de F1 —, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) foi bastante criticada por oferecer a maior pontuação para uma classe que sequer existia — e ainda não existe — e por não incluir outras tantas categorias relevantes no esporte a motor. Visando corrigir imperfeições e discrepâncias, a entidade que rege o automobilismo mundial anunciou nesta sexta-feira (10), na esteira dos resultados da reunião do Conselho Mundial do Esporte, no México, que revisou os pontos oferecidos aos pilotos para a conquista da cobiçada superlicença.
O limite de idade mínima, estabelecido em 18 anos, e os 40 pontos necessários (somados nos últimos três anos) para a aquisição da superlicença na F1, permanecem inalterados para 2016. Mas a partir do ano que vem, serão várias as categorias em que o piloto poderá acumular pontos e pleitear uma vaga no grid da F1.
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Pelo regulamento original, publicado em janeiro, a F2, que ainda não saiu do papel, oferecia 60 pontos para seu campeão, enquanto a GP2 e a Indy premiavam seu vencedor com 50. Já a F3 Europeia vinha na sequência ao lado do Mundial de Endurance, na LMP1, oferecendo 40 pontos ao campeão. Uma das polêmicas, que rendeu muitas reclamações da Renault, foi que a World Series premiava seu campeão com apenas 30 pontos, mesmo número, por exemplo, da GP3.
Também faziam parte da lista inicial a Super Formula Japonesa, as F4 e as F3 nacionais, além da F-Renault. Todas elas distribuíam pontos do campeão ao décimo colocado.
Agora, o máximo com que uma categoria poderá premiar seu campeão será com 40 pontos. As cinco classes que oferecerão o máximo de premiações são a F2, GP2, Indy, Mundial de Endurance — na LMP1 — e a F3 Europeia. Detalhe que na F2, o segundo e o terceiro colocados receberão igual pontuação: 40. Na GP2, o vice-campeão também levará 40 pontos.
A diferença da World Series em relação às outras categorias acabou por diminuir bem, com o campeão desta recebendo 35 pontos. O vencedor da GP3, por sua vez, permanece com 30, enquanto o campeão da Super Formula recebe 25. Chama a atenção a inclusão de duas categorias turismo: o WTCC e o DTM. Ambos distribuirão a mesma quantidade de pontos, com 15 para o primeiro colocado. A Indy Lights, com sistema de pontos idêntico, agora também faz parte da lista.
Uma das novidades no rescaldo da reunião do Conselho é que o campeão da F-E vai ter a superlicença, ainda que a categoria não vá distribuir pontos aos outros nove primeiros colocados. E até o Mundial de Kart, na categoria FIA Senior, também pontuará os quatro primeiros colocados, distribuindo cinco pontos ao campeão.
A FIA também optou por aumentar a flexibilidade da validade dos pontos caso um piloto consiga a superlicença, mas não tenha condições de garantir uma vaga como titular, lhe restando assim a função de piloto de testes. Desta forma, haverá um período de carência de três anos em que esses pontos serão válidos caso o piloto esteja testando, mas não competindo na F1.
F1, sistema de superlicença, pontuação revisada (válido para 2016):
1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10º | |
F2 | 40 | 40 | 40 | 30 | 20 | 10 | 8 | 6 | 4 | 3 |
GP2 | 40 | 40 | 30 | 20 | 10 | 8 | 6 | 4 | 3 | 2 |
F3 EUROPEIA | 40 | 30 | 20 | 10 | 8 | 6 | 4 | 3 | 2 | 1 |
WEC LMP1 | 40 | 30 | 20 | 10 | 8 | 6 | 4 | 3 | 2 | 1 |
INDY | 40 | 30 | 20 | 10 | 8 | 6 | 4 | 3 | 2 | 1 |
WORLD SERIES | 35 | 25 | 20 | 15 | 10 | 7 | 5 | 3 | 2 | 1 |
GP3 | 30 | 20 | 15 | 10 | 7 | 5 | 3 | 2 | 1 | 0 |
SUPER FORMULA | 25 | 20 | 15 | 10 | 7 | 5 | 3 | 2 | 1 | 0 |
WTCC | 15 | 12 | 10 | 7 | 5 | 3 | 2 | 1 | 0 | 0 |
DTM | 15 | 12 | 10 | 7 | 5 | 3 | 2 | 1 | 0 | 0 |
INDY LIGHTS | 15 | 12 | 10 | 7 | 5 | 3 | 2 | 1 | 0 | 0 |
F4 NACIONAL FIA | 12 | 10 | 7 | 5 | 3 | 2 | 1 | 0 | 0 | 0 |
F3 NACIONAL | 10 | 7 | 5 | 3 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
F-RENAULT 2.0 | 10 | 7 | 5 | 3 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
CIK-FIA SENIOR | 5 | 3 | 2 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |