FIA sofre baixas e perde figuras da área jurídica envolvidas no atual Pacto da Concórdia

Depois de perder novos membros importantes, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou que está passando por um processo de reestruturação e está correndo atrás de novas contratações

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) voltou a sofrer um baque em seu quadro de funcionários e confirmou, nesta quarta-feira (7), a saída de Pierre Ketterer e Edward Floydd, membros de grande importância no que diz respeito a assuntos jurídicos comerciais e que foram de vitais para o atual Pacto da Concórdia

O anúncio da FIA vem na esteira da saída do diretor esportivo Steve Nielsen, e do diretor-técnico Tim Gross. Ketterer, que chegou ao órgão que regula o esporte a motor em 2010, deixou o posto para assumir uma nova função no Comitê Olímpico Internacional.

Ainda na época da presidência de Jean Todt, Ketterer liderou as negociações da FIA para o atual Pacto da Concórdia, válido até 2026, criou regras judiciais e disciplinares da entidade em 2011, e ajudou no desenvolvimento do código de conduta Covid-19, que permitiu a realização da F1 em 2020.

Mohammed Ben Sulayem, atual presidente da FIA, lamentou a perda e agradeceu Pierre pelos trabalhos prestados.

Sulayem agradeceu os trabalhos de Pierre Ketterer (Foto: Red Bull Content Pool)

“Sentirei falta de Pierre pessoalmente e profissionalmente. Ele era uma figura proeminente e respeitada em nossa organização. Gostaria de lhe agradecer pela sua contribuição inestimável e pelo seu profissionalismo inabalável. Estou confiante de que, com a equipe que Pierre montou, a governança e os assuntos regulatórios da FIA estão em boas mãos”, disse Sulayem.

Floydd, por sua vez, era consultor jurídico civil e comercial, e foi um pilar importante na negociação para acordos de promotores de corridas. Além disso, ao lado de Ketterer, também esteve envolvido nas negociações do Pacto da Concórdia. Em meio à constante perda de funcionários, a FIA já está passando por um processo de reestruturação que está sendo liderado por Sulayem.

“A FIA passou por uma transformação em grande escala nos últimos 12 meses. Criamos 10 novos departamentos reestruturando a Federação para estar mais adequada ao propósito do futuro”, disse um porta-voz ao portal Autosport.

“Embora existam pessoas que partem em busca de outras oportunidades, também recebemos com satisfação novas adições, como três novas contratações para a equipe de gestão nos últimos meses, nomeadamente diretor jurídico, diretor comercial e diretor sênior de sustentabilidade e EDI [igualdade, diversidade e inclusão.] Também adicionamos vários funcionários para funções importantes no esporte e na mobilidade”, finalizou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.