FIA utiliza carro de Sainz para testar sistema que avisa pilotos sobre sinalizações na pista

A Federação Internacional de Automobilismo realizou teste, durante os treinos livres de sexta-feira para o GP da Inglaterra, no último final de semana, de um sistema que avisa os pilotos sobre sinalizações na pista no próprio volante do carro. A Renault de Carlos Sainz foi utilizada para a experimentação

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Os treinos livres da última sexta-feira (6), antes do GP da Inglaterra disputado no último final de semana, serviram para um teste da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A entidade colocou, no carro de Carlos Sainz, um sistema qe avisa os pilotos sobre sinalizações na pista.

O sistema se chama 'Point Data Monitoring' e foi instalado no halo da Renault do espanhol. Ele capta, via GPS, o que é sinalizado por todo o circuito e aponta no volante do piloto as ocorrências.

Carlos Sainz (Foto: Renault)

O dispositivo foi inventado pela empresa italia EM Motorsport, que tem sede na própria Inglaterra, palco da última etapa do Mundial de F1. 
O GPS fica conectado à unidade de controle por um cabo e o halo foi escolhido como ponto de instação por, supostamente, receber melhor os sinais de satélite.

Devem ser realizados testes nos quais o sistema ficaria na parte central do carro, e não no halo, para evitar conflito com outros sistemas eletrônicos já existentes.

Há uma possibilidade do dispositivo ser introduzido na F1 já em 2019, mas não há confirmação.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.