Briatore enaltece histórico dos motores Renault, mas diz: “Chegou a hora de mudar”

Flavio Briatore ainda disse que tem um bom relacionamento com os funcionários em Viry, mas explicou que era preciso promover mudanças na Alpine

Flavio Briatore chegou à Alpine como conselheiro-executivo no meio do ano passado e, desde então, tem promovido grandes mudanças no time. A que gerou maior repercussão foi a decisão de deixar de contar com os motores Renault para se tornar cliente da Mercedes a partir de 2026. E ainda que reconheça o histórico vencedor dos franceses, o italiano disse que chegou a hora de realizar algumas alterações.

Briatore foi chefe de equipe da Benetton e da Renault e tinha os motores da marca francesa empurrando seus carros em ambos os times. Mas o italiano reforçou que nunca teve medo de fazer mudanças e lembrou que, apesar de Michael Schumacher ter sido campeão em 1994 com motor Ford, a equipe dispensou o trabalho da montadora americana para passar a contar com a Renault em 1995.

E impulsionado pelos motores franceses, Briatore conquistou seis títulos. O Mundial de Pilotos e Construtores em 1995 com Michael Schumacher na Benetton, além das mesmas conquistas com Fernando Alonso em 2005 e 2006 na Renault.

E apesar da decisão de Briatore ter causado uma revolta nos funcionários da fábrica em Viry, o conselheiro revelou que não tem um relacionamento ruim com as pessoas do local e enalteceu o trabalho delas. Contudo, reforçou que era preciso promover algumas mudanças.

A Alpine vai contar com motores Mercedes em 2026 (Foto: AFP)

“Não tenho nada contra o Viry. Pelo contrário, tenho ótimos relacionamentos. Com eles conquistei seis títulos mundiais, isso não foi esquecido! Naquela época, passava quase todos os dias na fábrica. Sua história é de sucesso com tantos campeonatos vencidos. Mas chegou a hora de mudar”, disse o conselheiro.

“Os engenheiros dizem que têm uma solução maravilhosa e pedem dez milhões para fabricá-la. E depois pedem outros dez milhões para ajustá-la”, finalizou Briatore.

Com o ano encerrado, a Fórmula 1 retorna apenas para os testes de pré-temporada, agendados para acontecer no Bahrein entre os dias 26 e 28 de fevereiro. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.