FOM não divulga imagens de acidente do GP do Japão para proteger Bianchi, afirma revista alemã

De acordo com a publicação tedesca ‘Auto Motor und Sport’, as imagens captadas pela FOM indicam que Jules Bianchi estava andando rápido demais em um trecho que tinha bandeiras amarelas

O acidente de Jules Bianchi foi registrado em vídeo pelas câmeras da transmissão da FOM, mas a F1 e a FIA não querem que as imagens sejam divulgadas em consideração ao francês e seus familiares e também para proteger o piloto da Marussia. A informação é da revista alemã ‘Auto Motor und Sport’.

A SITUAÇÃO DE JULES BIANCHI
icon_tempoAO VIVO e EM TEMPO REAL, a cobertura do estado de saúde de Bianchi
 
icon_gp Quatro dias depois, F1 chega à Rússia ainda traumatizada
 
icon_gp Bianchi é encaminhado inconsciente para hospital após acertar guindaste
 
icon_gp Bianchi segue em estado crítico, mas estável, com lesão axonal difusa
 
icon_gp Sutil: chuva, pouca iluminação e pneus desgastados foram decisivos

Até aqui, a única imagem existente foi gravada por um torcedor que estava na arquibancada em Suzuka, no último domingo (5). Desde que o vídeo foi originalmente postado, já foi reproduzido em diversas redes sociais e canais de TV, mas tem sido sistematicamente removido da internet pela FOM, que tem direitos sobre qualquer vídeo feito dentro dos autódromos em eventos da F1.

A reportada “proteção” a Bianchi se refere a um fator: segundo a publicação, o francês estava rápido demais em um trecho que estava sendo sinalizado com bandeiras amarelas.

Uma fonte não identificada ligada à F1 ainda disse à revista que seria injusto divulgar a imagem porque Bianchi não poderia se defender no estado em que se encontra.

Torcedor registra momento do acidente com BianchiF1 2014: o acidente de Jules Bianchi com um guindaste no GP do Japão

A telemetria do carro do francês indicou que ele passou a 203 km/h pela curva 7 na volta seguinte ao acidente de Adrian Sutil. Aquaplanou, perdeu o controle do carro e deixou o traçado, indo de encontro ao guindaste que havia entrado na área de escape para resgatar a Sauber. Na volta anterior, quando ele estava exatamente à frente do alemão, contornou aquele ponto do circuito a 230 km/h.

Para efeito de comparação, Marcus Ericsson e Max Chilton, entre as saídas de pista de Sutil e Bianchi, passaram por ali a 220 km/h e 198 km/h, respectivamente.

Na primeira vez que comentou com mais detalhes o acidente, Sutil mencionou que, depois que o safety-car foi acionado, viu carros balançando bastante mesmo em baixa velocidade na curva 7. “Acho que havia um rio enorme ali. E isso provocou os dois acidentes, na verdade. A chuva veio forte, os pneus já estavam no fim e a gente apenas lutava para se manter na pista, estava realmente difícil de guiar”, relatou o alemão em entrevista ao jornalista inglês Adam Cooper.

Bianchi continua internado em estado crítico no Hospital Geral de Mie, no Japão. O último boletim médico, divulgado na terça-feira, revelou que ele sofreu uma lesão axonal difusa no acidente.

As imagens do acidente de Jules Bianchi
#GALERIA(5099)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.