Fora de testes em Abu Dhabi, Vettel faz estreia surpresa na Ferrari e pilota carro de 2012 na pista de Fiorano

Após ter sua participação nos testes de Abu Dhabi desta semana vetada pela Red Bull, Sebastian Vettel teve seu primeiro contato com uma Ferrari e guiou o modelo de 2012 da equipe italiana, no circuito de Fiorano

Sebastian Vettel teve, enfim, seu primeiro contato com uma Ferrari. Neste sábado (29), o alemão guiou um carro da equipe italiana pela primeira vez no circuito de Fiorano. O tetracampeão pilotou a F2012, que deu o vice-campeonato a Fernando Alonso em 2012. As regras da F1 não permitem testes com um carro atual.
 
No início desta semana aconteceram os testes de Abu Dhabi, mas a Red Bull vetou a participação de Vettel com a adversária Ferrari. O contrato da equipe com o alemão se encerraria cinco dias após o GP de Abu Dhabi, no último final de semana. Mesmo assim, o piloto apareceu nos boxes da equipe italiana para conhecer seu novo grupo de trabalho.
Sebastian Vettel testa pela primeira vez um carro da Ferrari em Fiorano (Foto: AP)

Por força de contrato, também, Vettel não pôde usar um capacete com pintura de seus patrocinadores, indo com um casco totalmente branco para a pista italiana. Sebastian tinha a inscrição "meu primeiro dia com a Ferrari" em vermelho, com a data deste sábado. O #5 j[a aparece visível — foi o número que adotou nesta temporada e que não foi usado porque carregava o #1. 

Sebastian Vettel testa pela primeira vez um carro da Ferrari em Fiorano (Foto: AP)

Na última terça, Vettel foi apresentado aos mecânicos e engenheiros pelo diretor-esportivo, Massimo Rivola, aos integrantes, conversou com engenheiros e já colocou o fone de ouvido para entender a troca de informações entre a equipe e Kimi Räikkönen, que hoje anda com o carro #7. O tetracampeão da F1 assinou com a Ferrari por três anos. O salário de Vettel é estimado em R$ 200 milhões por temporada, o que faz do seu contrato o maior da história da F1.

Já que Vettel foi vetado pela Red Bull por "pânico da equipe técnica, o escolhido para substituí-lo foi Raffaele Marciello. "É uma pena, especialmente porque inicialmente eu tinha sido liberado e depois, não. É o que é”, lamentou. “Eu não sei. De repente, alguma coisa mudou. A equipe técnica estava com medo de que eu levasse algum segredo…"

A galeria de fotos de Sebastian Vettel na Ferrari
#GALERIA(5153,85849)

AS PAZES COM O TÍTULO?

Rubens Barrichello desembarca neste fim de semana em Curitiba na condição de favorito ao título da Stock Car. O piloto precisa apenas de um quarto lugar para garantir a faixa de campeão. É a primeira vez em 23 anos de carreira que Barrichello, 42 anos, vai viver uma etapa efetivamente decisiva.

A última vez em que isso aconteceu foi em 1991, quando conquistou o título da F3 Inglesa. Naquela época, o brasileiro já chamava atenção pelos resultados vitoriosos no kart e estava só em sua terceira temporada nos monopostos.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

GRANDE PRÊMIO NO
MUNDIAL DE ENDURANCE

O fim de semana também tem a etapa final do Mundial de Endurance (WEC) em Interlagos e vai contar com a volta às pistas de Emerson Fittipaldi. O bicampeão da F1 e campeão da Indy vai guiar uma Ferrari 458 Italia.

As 6 Horas de São Paulo vão marcar também a disputa de título entre as equipes Toyota e Audi e a despedida do maior piloto da história do endurance, Tom Kristensen.

O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o WEC em Interlagos com os jornalistas Renan do Couto e Gabriel Curty e os blogueiros Flavio Gomes e Rodrigo Mattar. Acompanhe tudo aqui.

BLOND. JANE BLOND

Diante da pior temporada de seus últimos 22 anos — sem nenhuma vitória —, a Ferrari resolveu reagir não só mudando de piloto, chefe de equipe e outras pessoas importantes de sua cúpula. E um dos pontos de partida está em descobrir os segredos de quem fez um dos melhores carros da história da F1.

Assim, a Ferrari fez uso de um espião nos testes em Abu Dhabi. Um espião, não. Uma espiã. Que logo foi batizada por 'Jane Blond', em alusão à famosa personagem de James Bond.

Leia a ESPIONAGEM/REPORTAGEM completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.