Force India culpa modificações da Pirelli por queda de desempenho em 2013: "É um fato, não uma desculpa"

Mudança na configuração dos pneus após GP da Alemanha, provocada por falhas de segurança apresentadas ao longo da primeira metade do campeonato, agradaram à maior parte das equipes, mas causaram queda no time indiano: "Carro foi projetado e construído com os pneus que tínhamos antes de Silverstone", disse Vijay Mallya, dono da equipe

 
A enorme polêmica em torno da durabilidade dos pneus Pirelli, que apresentaram diversos problemas até o GP da Inglaterra, oitava etapa da temporada 2013 da F1, ainda não acabou. Apesar dos novos e melhorados compostos apresentados pela fabricante italiana a partir do GP da Alemanha e do cessar das reclamações da maior parte das equipes, ao menos uma delas caiu vertiginosamente de rendimento após Nürburgring: a Force India. 
 
O time de Vijay Mallya, fundador e chefe da escuderia, fez uma primeira metade de campeonato exemplar, flertando constantemente com o pódio e se consolidando como quinta força do ano, batendo regularmente a McLaren. No entanto, após a mudança dos pneus, o cenário se reverteu de forma abrupta: enquanto o time de Woking cresceu e avançou na classificação, os indianos marcaram apenas dois pontos em quatro provas.
 
Frustrado, o dirigente lamentou a situação. "No último fim de semana, lutamos em uma pista que é teoricamente favorável para nós. Fomos bem no começo, mas por alguma razão, simplesmente não conseguimos encontrar o ritmo e não otimizamos o desempenho dos pneus. Nunca estivemos tão mal no passado recente", disse, em entrevista à 'Autosport'.
Force India não está feliz com a Pirelli (Foto: Force India)
"Tentamos algumas coisas diferentes durante a corrida, que não tínhamos feito nos treinos e na classificação, e ficamos agradavelmente surpresos quando Adrian [Sutil] mostrou um pouco de ritmo. Mas isso não conforta. É o resultado final que importa."
 
"Temos que aprender muito mais sobre o comportamento desses pneus, e esperamos conseguir isso antes de Cingapura, que também é uma pista favorável para nós. Mas não temos nenhuma desculpa para a Itália. Simplesmente não fomos bons o suficiente."
 
"O carro é diferente do ano passado. Ele foi projetado e construído em 2013 com os pneus que tínhamos antes de Silverstone. Fomos muito bem até então, mas depois disso nós lutamos quando os pneus mudaram. É um fato, não uma desculpa", completou.
 
A Force India caiu para a sexta posição entre os Construtores, com 61 pontos – cinco a menos que a McLaren, que agora ocupa a quinta colocação no campeonato.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.