Force India encontra "novas evidências" e pede revisão da FIA para punição de Vergne no GP de Cingapura

A Force India entrou com um pedido junto à FIA para rever a punição de Jean-Éric Vergne no GP de Cingapura. Para a equipe indiana, os rivais não cumpriram corretamente a sanção dos cinco segundos no pit-lane

A Force India entrou com pedido junto à FIA para uma revisão da punição de Jean-Éric Vergne no GP de Cingapura, disputado há duas semanas. A equipe indiana alega que existe um “elemento novo” no episódio e que a rival Toro Rosso não cumpriu corretamente a regra dos cinco segundos de punição no pit-lane. Para a esquadra, o time de Faenza iniciou os trabalhos no carro do francês antes do tempo regulamentar.

Vergne completou a corrida uma posição à frente de Sergio Pérez, na sexta colocação, com uma diferença de 2s2 para o mexicano, depois de uma intensa prova de recuperação. Em Marina Bay, o gaulês viveu uma prova tumultuada em que recebeu duas punições de cinco segundos por situações diferentes ao longo do GP asiático.

Jean-Éric Vergne foi punido duas vezes em Cingapura (Foto: AP)

De acordo com os novos regulamentos de 2014, penas de cinco segundos podem ser aplicadas a pilotos com infrações menores. E Jean-Éric foi punido pelos comissários primeiro por exceder os limites da pista e, mais tarde, por ter se beneficiado de uma “vantagem duradoura” na curva 7.

O artigo 16.3 do Regulamento Esportivo da F1 diz que, no caso de punição de cinco segundos, o piloto precisa entrar no pit-lane, parar por pelo menos 5s e retornar à pista. O piloto em questão pode optar também por não parar, desde que não realize mais nenhum pit-stop até o fim da corrida. Nesses casos, os cinco segundos serão adicionados ao tempo total de prova do competidor.

A segunda punição dada a Vergne aconteceu depois de seu terceiro e último pit-stop, na volta 44, por isso o piloto teve os 5s adicionados ao seu tempo final de corrida, o que não afeta o sexto lugar conquistado na pista. A Force India, porém, entende que os adversários infringiram a regra acima na primeira parada, no giro 24. Para o time indiano, a Toro Rosso não esperou os cinco segundos serem completados para então trabalhar no carro do francês.

O complemento do artigo 16.3 afirma ainda que,enquanto o carro estiver parado no pit-lane, como resultado de uma punição de segundos, ninguém pode trabalhar no veículo até que se cumpra o tempo. "A regra é que você não pode fazer nada no carro a partir do momento que está transcorrendo os cinco segundos e acreditamos que, depois de rever algumas provas em vídeo, a Toro Rosso iniciou os trabalhos com cerca de 4s4", disse Otmar Szafnauer, chefe de operações da Force India, à Sky Sports F1 em Suzuka.

"Então, ele realmente não cumpriu a pena de cinco segundos, por isso estamos pedindo a FIA para rever o caso, já que há novas evidências. Estamos confiantes de que a FIA vai avaliar todos os pontos desse caso", completou.

No momento, a Force India está em uma luta dura contra a McLaren pela quinta posição. Apenas seis pontos separaram as duas equipes na tabela de classificação dos construtores.

As imagens do GP do Japão
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