Force India obtém aprovação no crash-test obrigatório da FIA e homologa novo VJM09 para temporada 2016

Em dia nos trabalhos de desenvolvimento do seu novo carro, a Force India obteve a importante homologação da FIA após ter seu novo chassi aprovado no teste de impacto obrigatório. Agora, resta apenas a quinta melhor equipe da F1 em 2015 confirmar a data do lançamento do VJM09 com o qual Sergio Pérez e Nico Hülkenberg vão disputar a temporada deste ano

O atraso que tanto atrapalhou a vida da Force India na primeira parte da temporada 2015 da F1 definitivamente ficou no passado. Quinta colocada no último Mundial, sua melhor posição na história do campeonato dos Construtores, a equipe de Silverstone obteve a aprovação no crash-test, o teste de impacto obrigatório promovido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e conseguiu homologar o novo chassi VJM09, com o qual Sergio Pérez e Nico Hülkenberg vão disputar a temporada 2016 do Mundial de F1. A informação foi confirmada pela escuderia nesta terça-feira ao site norte-americano ‘Motorsport.com’.
 
Desta forma, a Force India segue os passos de outras equipes que já obtiveram êxito no crash-test com os respectivos chassis para 2016: Haas, Manor, Renault, McLaren e Ferrari já tiveram seus carros homologados pela FIA, avançando um passo importante rumo à abertura dos testes da pré-temporada, com início previsto para 22 de fevereiro, em Barcelona.
Sucessor do VJM08, o VJM09 obteve a aprovação no crash-test obrigatório da FIA (Foto: Getty Images)
Agora, resta à Force India marcar a data da apresentação oficial do VJM09. No ano passado, a equipe viveu um drama no começo da pré-temporada, já que seu novo carro não havia ficado pronto em tempo, de modo que Pérez e Hülkenberg tiveram de guiar o modelo antigo, o VJM07, de 2014.
 
Mesmo depois que a primeira versão do VJM08 foi lançada, esta ainda não contava com muitas atualizações significativas, de modo que a Force India acabou vivendo um começo de 2015 muito difícil. 
 
A situação só melhorou pelos lados de Silverstone quando a especificação B do carro foi lançada justamente no GP da Inglaterra. Da etapa da Bélgica em diante, a Force India somou pontos em todas as corridas, chegou ao pódio no GP da Rússia, com Pérez, e alcançou o quinto lugar no Mundial de Construtores.
 
Depois do êxito obtido em 2015, um dos objetivos da Force India é melhorar ainda mais sua colocação no Mundial. Para isso, tem a Williams como sua principal referência em termos de equipe independente. Contudo, Bob Fernley, chefe-adjunto da equipe anglo-indiana, entende que o time precisa melhorar alguns aspectos fundamentais para igualar a performance da tradicional escuderia de Grove, uma das maiores campeãs da F1 e, desde 2014, a terceira força do grid.
 
VEJA NA ÍNTEGRA A EDIÇÃO #13 DO PADDOCK GP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.