Force India testa suspensão antiga para reverter desgaste excessivo dos pneus e voltar aos pontos na Inglaterra

Sergio Pérez afirmou, nesta quinta-feira, que a Force India vai tentar soluções para minimizar o desgaste excessivo dos pneus traseiros que tanto atrapalharam a vida do time no último fim de semana na Áustria e também nas jornadas da F1 em 2016

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Embora tenha conseguido manter a quinta colocação no Mundial de Construtores, a melhor posição já conquistada em sua história, a Force India está longe de viver um 2016 livre de problemas e busca melhorar sua performance para se aproximar da Williams na briga pelo quarto lugar. Um dos pontos fracos do bom VJM09 está na gestão dos pneus, uma vez que o carro não consegue poupar bem a borracha em determinadas condições, sobretudo os pneus macios, que se desgastaram com muita facilidade no último GP da Áustria. Foi uma jornada considerada fracassada pela equipe anglo-indiana.
 
Assim, a escuderia de Silverstone busca encontrar uma solução urgente para resolver o problema às vésperas de sua corrida em casa. Palco do GP da Inglaterra, a décima etapa da temporada, Silverstone também abriga a base da Force India, que não quer fazer feio diante dos seus fãs. Por isso, um trabalho com afinco para evoluir a questão do desgaste dos pneus compreende até mesmo o uso de peças da antiga suspensão, que foi atualizada a partir do GP da Espanha.

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A Force India passou por maus bocados na Áustria e busca a reação correndo em casa (Foto:Force India)
Sergio Pérez, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (7), revelou as medidas que serão adotas pela Force India para solucionar o problema.
 
“A vida útil do nosso pneu não tem sido boa neste ano, e nós vamos fazer alguns testes interessantes neste fim de semana. Esperamos poder responder a uma série de perguntas. Foi uma combinação da asa dianteira, que não estava fazendo seu trabalho, e agora nós vamos ter uma nova asa dianteira, que provavelmente vai ajudar nisso”, disse.
 
“Mas, também, nós mudamos algumas peças da suspensão, e quero acreditar que esta seja a questão”, afirmou o mexicano, que foi ao pódio nos GPs de Mônaco e de Baku, mas abandonou o GP da Áustria por conta de problemas nos freios.
 
“Vamos testar algumas peças diferentes na sexta-feira e espero que isso possa nos dar boas respostas. Somos uma das piores equipes em vida útil do pneu, e isso é algo que nós precisamos melhorar. Espero que neste fim de semana possamos dar um passo em frente com isso”, comentou.
 
‘Checo’ também demonstrou preocupação com um fator climático singular na Inglaterra. “Silverstone provavelmente é a pior pista em questão de vento. A cada vez que nós temos um vento forte pela frente, nós perdemos mais do que as outras equipes. Esta vem sendo uma característica deste carro já há muitos anos. Vai ser um bom teste, mas acho que nós vamos avançar neste quesito.”
 
Ao mencionar o problema nos freios em Spielberg, que atrapalharam não só sua jornada, mas também a de Nico Hülkenberg, Pérez entende que foi uma falha atípica. 
 

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“A equipe não sabia que este problema estava para acontecer. Não estávamos medindo a peça do disco que teve problema. Normalmente, esta é uma peça que sofre pouco desgaste, porém, por algumas razões que nós não entendemos, na corrida esse estresse foi muito algo. Obviamente, é muito diferente nesta pista, é uma das que exige menos carga de frenagem. Talvez a próxima [que pode resultar em problemas] seja Monza”, salientou o piloto, que vê o episódio como um aprendizado.

 
“Isso serve de lição para nós. Vamos mudar nossas medições para garantir que também vamos medir a parte de fora dos discos”, encerrou.
 
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