F1

Force India usa 'info-asa' desenvolvida pelo pai de Hamilton durante testes coletivos da F1 em Abu Dhabi

A Force India aproveitou o teste em Abu Dhabi para testar um dispositivo desenvolvido por Anthony Hamilton. A ‘info-asa’ tem como objetivo transmitir aos espectadores da F1 informações como posição do piloto, número de pit-stops e escolha de pneus

Warm Up / Redação GP, de São Paulo
A Force India aproveitou a bateria de testes da F1 em Abu Dhabi para testar um dispositivo desenvolvido pelo pai de Lewis Hamilton, Anthony, que tem como objetivo transmitir informações aos espectadores da F1 durante a corrida. O teste foi realizado nesta quarta-feira (26).
 
A ‘info-asa’ é uma pequena tela de LED dupla-face que transmite informações como posição na corrida, as iniciais do piloto, o número de pit-stops e a escolha de pneus. O dispositivo foi acoplado sobre o santantônio do VJM08 guiado por Spike Goddard.
Info-asa no carro da Force India. Novidade à vista? (Foto: Getty Images)
O sistema foi testado pela Force India e supervisionado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pode ser introduzido nos carros já para a temporada 2015.
 
A preocupação é de que as informações não sejam visíveis durante o dia, mas Anthony acredita que é possível solucionar eventuais problemas antes da estreia da ‘info-asa’ no Mundial.
 
A United SportsCar utiliza um sistema semelhante, mas com o painel de LED instalado na porta dos carros e em um tamanho um pouco maior. 
O MELHOR FELIPE

O excelente desempenho de Felipe Massa no GP de Abu Dhabi do último domingo deixou o engenheiro-chefe da Williams, Rob Smedley, encantado. O inglês, que trabalhou com o piloto durante oito temporadas na Ferrari e o conhece muitíssimo bem, não hesitou ao dizer que viu na Marina de Yas “o melhor Felipe”.

Massa, que largou em quarto, pulou para terceiro na largada e ganhou mais uma posição com os problemas mecânicos de Nico Rosberg. Apresentando um excelente ritmo, foi o único que usou dois jogos de pneus supermacios e pressionou Lewis Hamilton nas voltas finais para tentar vencer. Smedley foi só elogios ao desempenho do brasileiro.


Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.
HAMILTON × ROSBERG
AS 100 MELHORES IMAGENS


Lewis Hamilton entrou no último domingo (23), em Abu Dhabi, para o seleto grupo de bicampeões da F1. Com uma vitória segura na derradeira etapa da temporada 2014, o inglês da Mercedes derrotou o companheiro de equipe Nico Rosberg, com uma vantagem de 67 pontos. Mas o campeonato deste ano foi bem mais acirrado do que essa diferença indica.

O GRANDE PRÊMIO fez uma seleção das 100 melhores imagens dessa intensa batalha. A galeria especial conta a história de como Hamilton conseguiu vencer o Mundial pode ser vista aqui.