Fórmula 1 busca fornecedoras para introdução de halo mais leve a partir de 2026

Com uma nova versão de carros prevista para a temporada 2026, que terá um regulamento diferente de motores, a F1 busca fornecedoras para a produção de um halo mais leve

A Fórmula 1 planeja substituir o halo dos carros por uma versão mais leve a partir da temporada de 2026, que trará um novo regulamento de motores e chassis diferentes dos atuais. Desta forma, a categoria busca novas propostas de fornecedoras desde já, e um dos objetivos é impedir o contínuo aumento do peso dos monopostos — o que tem sido uma reclamação também dos pilotos.

Atualmente, o peso mínimo dos carros da Fórmula 1 está estipulado em 798 kg. Apesar de buscar uma diminuição do peso do halo, a categoria não pretende fazer uma grande mudança: em documento da FIA, a entidade indica que a nova versão do artefato deve ter “mais de 6 kg e feito em liga de titânio”.

Como atualmente o halo pesa 7 kg, a intenção da FIA é diminuir o peso em cerca de 1 kg, no máximo. Para garantir que a peça não seja mais frágil do que a utilizada atualmente, a Fórmula 1 planeja três testes diferentes que serão aplicados ao artefato, que vai receber uma carga de até 125 kN (kilonewtons).

Idealizado após a morte de Jules Bianchi, que se acidentou ao acertar um trator no GP do Japão de 2014 e morreu em 2015, o halo foi introduzido como medida de segurança em 2018 e, desde então, foi vital para proteger vários pilotos de acidentes graves. O maior exemplo é Romain Grosjean, que se chocou com o guardrail no GP do Bahrein de 2020 e viu o carro pegar fogo, mas conseguiu sair apenas com queimaduras leves.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 17 a 19 de maio, em Ímola, para o GP da Emília-Romanha. E o GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO EM TEMPO REAL.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MAX VERSTAPPEN; LEWIS HAMILTON; ACIDENTE; HALO; GP DA ITÁLIA; MONZA; F1; FÓRMULA 1;
Imagem aproximada mostra como halo salvou vida de Lewis Hamilton em acidente com Max Verstappen em 2021 (Foto: Andrej Isakovic/AFP)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.