Fórmula 1 confirma GP de Portugal em maio e completa calendário da temporada 2021

O que era uma intenção declarada se confirmou com a inclusão oficial de Portimão no calendário da Fórmula 1 como palco da terceira etapa da temporada 2021. O país vem registrando queda importante no número de casos e de óbitos causados pela Covid-19 nas últimas semanas

Agora é oficial. A Fórmula 1 confirmou, na manhã desta sexta-feira (5), que Portugal vai completar o calendário de 23 GPs na temporada 2021 com o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, que vai ser palco da terceira etapa do campeonato entre 30 de abril e 2 de maio. No começo de fevereiro, a categoria anunciou a intenção de correr em Portugal, mas ainda não tinha 100% do acordo com os promotores locais.

O anúncio preenche oficialmente a lacuna anunciada desde as primeiras semanas deste ano na esteira da revelação do calendário revisado, sem o GP da China e com o GP da Austrália transferido para 21 de novembro. A terceira etapa do campeonato, depois da abertura com o GP do Bahrein, em 28 de março, e do GP da Emília-Romanha, em Ímola, em 18 de abril, estava como “a ser confirmado”, o que foi sacramentado nesta manhã.

O GP de Portugal do ano passado foi palco da primeira volta mais empolgante de uma corrida de F1 nos últimos tempos (Foto: McLaren)


Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Portugal voltou ao calendário do Mundial de Fórmula 1 no ano passado, depois de ficar ausente por 24 anos, e recebeu uma das corridas mais empolgantes do calendário, com o circuito do Algarve agradando em cheio a maior parte dos pilotos do grid. A vitória em 2020 ficou com Lewis Hamilton que, na ocasião, alcançou a marca recorde de 92 triunfos na F1.

Ainda não há confirmação sobre público no GP de Portugal de 2021. No ano passado, Portimão recebeu cerca de 27 mil pessoas. Atualmente, o país atravessa um período de lockdown para conter o avanço da pandemia de Covid-19 no que é chamada de segunda onda. As medidas de restrição obtiveram resultados muito bons, com números de casos e de óbitos despencando nas últimas semanas.

Em comunicado emitido na esteira do anúncio, a Fórmula 1 afirmou que “temos trabalhado em estreita colaboração com o promotor e com o governo português no que diz respeito ao público nesta temporada. Nossa maior prioridade é a segurança dos nossos funcionários e das comunidades que visitamos, e provamos na temporada passada que podemos correr com segurança na esteira da pandemia”.

“Esperamos que uma decisão sobre o público seja tomada pelas autoridades nas próximas semanas, e vamos trazer mais atualizações sobre isso tão logo soubermos mais a respeito”, complementou a categoria em nota.

Presidente da Fórmula 1, Stefano Domenicali comemorou a oficialização de Portugal no calendário da temporada 2021.

“É com grande entusiasmo que anunciamos que a Fórmula 1 volta a correr em Portimão depois do enorme sucesso da corrida do ano passado. Queremos agradecer ao promotor e ao governo português pelo árduo trabalho e dedicação para nos levar a este ponto. Estamos confiantes e entusiasmados com a nossa temporada de 2021 depois de mostrar no ano passado que foi possível realizar 17 corridas com segurança e trazer aos nossos milhões de fãs corridas empolgantes num momento difícil”, disse.

“Esperamos dar as boas-vindas aos torcedores em Portimão nesta temporada de maneira segura e estamos trabalhando ao lado do promotor nos detalhes deste plano”, acrescentou o dirigente italiano.

Rita Marques, Secretária de Turismo de Portugal, destacou a importância de, por mais um ano, o país receber uma etapa do Mundial de Fórmula 1.

“A realização de grandes eventos no nosso país é muito importante para a imagem e promoção internacional de Portugal como destino turístico, e com muito interesse é que vemos a volta da Fórmula 1 ao Algarve em 2021. Quero agradecer à FIA e à Fórmula 1 pela confiança em Portugal, no Algarve e no Autódromo Internacional do Algarve ao escolher nosso país para acolher uma etapa do calendário da Fórmula 1 e expressar o nosso total empenho em torná-lo um grande sucesso”, afirmou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.