Fórmula 1 confirma intenção de realizar GP de Portugal em 2021, mas aguarda acordo

Ainda não é 100% certo, mas já é 99%: a Fórmula 1 quer mesmo correr em Portimão em 2021, mas ainda precisa fechar acordo com organização do GP de Portugal, sucesso em 2020

É questão de tempo até que o GP de Portugal seja confirmado no calendário de 2021 da Fórmula 1. Em reunião com representantes da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e das dez equipes nesta quinta-feira (11), a categoria afirmou que aguarda apenas um acordo com a organização em Portimão antes de um anúncio.

“Os presentes foram atualizados sobre o espaço a ser definido na versão atual do calendário de 2021”, afirmou comunicado emitido pela F1. “A intenção da Fórmula 1 é preencher o espaço com uma corrida em Portimão em Portugal, com as datas já determinadas no calendário. O acordo final depende de um contrato com os promotores”, seguiu.

A corrida a ser confirmada em Portimão será em 2 de maio, sendo a terceira da temporada 2021. Será o segundo ano seguido com um GP de Portugal, isso após uma prova empolgante em 2020. A pista lusitana tinha Istambul, casa do GP da Turquia, como grande adversária para garantir presença no calendário, agora levando a melhor. O espaço vago era originalmente destinado ao GP do Vietnã, que voltou a ser cancelado.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Portimão foi uma das pistas que mais agradou em 2020 (Foto: Haas)

O comunicado também reafirmou a intenção da categoria de realizar 23 corridas em 2021, apesar da pandemia. O sucesso da temporada de 2020 foi citado como exemplo a ser seguido.

“Protocolos robustos contra a Covid-19 permitiram 17 corridas de Fórmula 1 em 2020, e permitirão um Mundial novamente em 2021. Apesar de que condições instáveis exijam flexibilidade, a FIA e a F1 trabalham com os governos e organizações locais para garantir que o calendário siga em frente”, frisou.

A temporada 2021 começa em 28 de março, data do GP do Bahrein. O plano de abrir o campeonato com o GP da Austrália já foi revisto, culpa da pandemia.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube