Fórmula 1 confirma que protótipo do carro de 2022 ainda não tem DRS

O DRS não está com os dias contados, mas foi ausência sentida no carro-conceito da F1 2022. O dispositivo tem futuro debatido conforme a nova geração de carros se aproxima

O duelo entre Max Verstappen e Lewis Hamilton no GP da Inglaterra por uma nova perspectiva (Vídeo: F1)

O DRS, a popular asa-móvel, ainda não é garantia na Fórmula 1 em 2022. A categoria confirmou em suas redes sociais que o carro-conceito lançado em Silverstone não tem estrutura na asa traseira para acionamento do dispositivo.

A informação veio a público em vídeo publicado pela Fórmula 1 no YouTube. A asa traseira, redesenhada por completo, foi analisada em detalhes. Enquanto os modelos atuais têm todos uma estrutura que se abre automaticamente durante a corrida, o carro-conceito surge com peças completamente rígidas.

Isso, entretanto, ainda não é garantia de que o DRS está aposentado. A mudança depende de decisão conjunta da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) com o Liberty Media, grupo dono dos direitos comerciais da Fórmula 1.

CARRO-CONCEITO; FÓRMULA 1; F1; FÓRMULA 1 2022; NOVA ERA F1;
A Fórmula 1 revelou as primeiras imagens do carro-conceito da nova era que vai vigorar a partir de 2022 (Foto: Fórmula 1)

De qualquer forma, a ausência no carro-conceito surpreende. A F1 falava originalmente em manter o DRS para 2022. É que, apesar da crença de que o novo regulamento técnico vai facilitar ultrapassagens, ainda não há garantias de que a eficácia será ao ponto de aposentar o dispositivo por completo.

O DRS é parte central da F1 desde 2011. O dispositivo tinha a missão de facilitar ultrapassagens, mesmo que de forma supostamente artificial. As duras críticas iniciais foram superadas e, apesar de uma parcela do público ainda não aprovar, a asa-móvel garantiu seu espaço no certame.

A próxima etapa da F1 é o GP da Hungria. A corrida no Hungaroring está marcada para 1° de agosto.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.