Fórmula 1 decide que vencedor da corrida de classificação será creditado como pole do GP

Ross Brawn, diretor-esportivo da Fórmula 1, deixou claro: o vencedor da corrida de classificação será contado estatisticamente como o pole-position. Novidade será testada em Silverstone

Como a Mercedes pode desbancar a ‘Juliette da F1’ e arrancar para a vitória? ASSISTA!

As corridas de classificação vão acontecer na Fórmula 1 e as regras ainda estão sendo estabelecidas — e uma delas é em relação à pole-position. O que havia sido afirmado anteriormente por Ross Brawn, diretor-esportivo da F1, era que o piloto que fosse o mais rápido na classificação de sexta e, largando em primeiro na corrida de sábado, seria considerado o vencedor da pole. Só que, depois de discussões entre a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a F1, foi decidido que o piloto que ganhar a corrida do sábado será registrado nas estatísticas como o pole.

“Provavelmente terei de corrigir algo que disse antes, porque inicialmente pensamos que pole-position seria decidida na classificação de sexta-feira”, disse Brawn, quando questionado sobre a questão da pole. 

“Então, a pessoa que terminar a corrida em primeiro lugar é a que estará na frente do grid e será o pole-position para a corrida no domingo. E é isso que vamos contar estatisticamente para o número de poles, porque é a classificação do formato das corridas sprints”, acrescentou.

Verstappen domina e vence na casa da Red Bull: os melhores momentos do GP da Estíria (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Brawn também confirmou que os procedimentos pré e pós-corridas de classificação não seguirão o formato usual para a prova de domingo e não será uma cerimônia de pódio tradicional.

“Estamos tentando dar um sabor diferente,” disse ele quando questionado pelo site americano Motorsport.com sobre as diferenças no procedimento. “Não haverá a apresentação dos carros, mas haverá oportunidades no grid para entrevistar os pilotos.”

“E temos algumas coisas interessantes que queremos experimentar depois da corrida, que é mais curta. Não haverá pódio, será como uma classificação, porque queremos manter o pódio para o grande evento do fim de semana, que é no domingo”, seguiu.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Brawn enfatizou que é importante explicar ao público como funcionam os fins de semana das corridas de classificação. As regras definitivas dos novo formato devem ser decididas depois de uma reunião dos chefes de equipe nesta quinta-feira (1°) no Red Bull Ring, com alguns detalhes das restrições do parque fechado ainda em análise.

“Teremos uma competição de verdade na sexta-feira, uma nova competição no sábado, e tudo isso deve melhorar o GP no domingo”, disse ele. “Portanto, não acredito que possamos esquecer o GP de forma alguma. Isso tudo é aditivo e contribuirá para todo o fim de semana.”

Vale lembrar que as corrida de classificação estão agendadas incialmente para as etapas em Silverstone, Monza e São Paulo. A temporada 2021 continua já neste fim de semana, na mesma pista de Spielberg, com o GP da Áustria. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.