Fórmula 1 troca Turquia por Estíria e mantém 23 corridas no calendário 2021

Por conta das restrições de viagem, a Fórmula 1 precisou mudar o calendário 2021 mais uma vez. A etapa da Turquia está agora cancelada e, para a vaga deixada na programação, a chefia do Mundial decidiu por uma corrida extra na Áustria

F1 troca Turquia por Estíria e mantém 23 corridas no calendário 2021 (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Pouco mais de duas semanas depois de ter anunciado o GP da Turquia como substituto do GP do Canadá, cancelado ainda em razão das medidas sanitárias para conter o avanço da Covid-19 no país, a Fórmula 1 promoveu uma nova mudança no seu calendário da temporada 2021 nesta sexta-feira (14). A corrida marcada para o circuito de Istambul, que seria disputada entre 11 e 13 de junho, está também cancelada. As restrições de viagem forçaram o Mundial a alterar novamente as datas.

A Turquia entrou na lista vermelha do governo britânico, que não recomenda viagens ao país por conta da gravidade da pandemia — de acordo com a determinação das autoridades, todo cidadão tem de fazer dez dias de quarentena quando regressar ao Reino Unido.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O GP da Estíria está prestes a voltar ao calendário da F1 em 2021 (Foto: AFP)

A Fórmula 1 teve de mudar sua programação porque boa parte das equipes do grid tem como base a Inglaterra. Apenas a Ferrari, a Alfa Romeo e AlphaTauri têm sede fora do Reino Unido.

Para ocupar a vaga deixar pela Turquia, os chefes optaram por uma solução que já havia sido tomada em 2020: a Áustria vai receber uma etapa adicional: o GP da Estíria. A alteração também vai provocar uma rodada tripla da F1. O GP da França, então previsto para os dias 25 e 27 de junho, foi antecipado em uma semana, justamente para inserir o GP da Estíria nesta data. Já o GP da Áustria mantém sua programação original, entre 2 e 4 de julho.

“Estávamos todos ansiosos para correr na Turquia, mas as restrições de viagem significam que não poderemos mais estar lá em junho. A Fórmula 1 mostrou mais uma vez que é capaz de reagir rapidamente aos desafios e encontrar soluções. Estamos muito satisfeitos por ter uma rodada dupla na Áustria, o que significa que a nossa temporada continua com 23 corridas.”, disse o chefão da F1, Stefano Domenicali.

O comando da principal categoria do esporte a motor agradeceu os esforços dos promotores turcos e afirmou que segue acompanhando a evolução da pandemia nos países que compõem a temporada.

A próxima etapa, acontece em Mônaco, entre os dias 20 e 23 de maio.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar