Colapinto comete ataque xenofóbico e chama Uruguai de “província argentina”
Franco Colapinto minimizou país sul-americano e disse que Uruguai "copiou tudo da Argentina". Senador uruguaio rebateu piloto: "Desprezível para saber algo da vida além do DRS", disse
Franco Colapinto cometeu um ataque xenofóbico com os uruguaios e chamou o país sul-americano de “província argentina” durante entrevista para o podcast Nude Project. O reserva da Alpine ainda disse que Edinson Cavani, lendário jogador de futebol do Uruguai, atualmente no Boca Juniors, “tem jeito e fala como argentino”.
“Vou explicar uma coisa: existem poucos uruguaios. Não sei bem a população, mas uns 3 milhões? Ou seja, o Uruguai é como uma província argentina, são como parte da Argentina”, disparou Colapinto.
“O Cavani está aqui, jogando no Boquita (Boca Juniors), o cara já é argentino, tem jeito de argentino e fala como argentino”, completou.
Argentina e Uruguai compartilham de alguns hábitos similares, o que confunde a origem de alguns costumes, se são argentinos ou uruguaios. O tango, por exemplo, foi integrado pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na lista representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2009. Porém, foi associado tanto aos argentinos quanto aos uruguaios.

Durante a entrevista, Colapinto não mencionou o ritmo musical, mas o mate, o doce de leite e a empanada, indicando que os uruguaios copiaram dos argentinos esses hábitos.
“Não se criam coisas no Uruguai, eles pegam o que inventamos. Se alguém inventa algo no Uruguai, ele leva pra Argentina. No final, acaba sendo argentino. Adoro o Uruguai, mas a realidade é que tem mais argentinos do que uruguaios por lá, não é?. Eles não inventaram o mate, nem o doce de leite, nem empanada. Não criaram nada, copiaram tudo”, encerrou.
A entrevista ganhou repercussão nas redes sociais, com diversas críticas a Colapinto. Sebastián da Silva, senador uruguaio pelo Partido Nacional, usou sua conta no X — antigo Twitter — para rebater o reserva da Alpine. “Bom para pilotar. Desprezível para saber algo da vida além do DRS”, comentou.
A Fórmula 1 volta de 11 a 13 de abril para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

