Fundador de uma das mais tradicionais equipes da F1, ex-piloto Guy Ligier morre aos 85 anos

Fundador de uma das equipes mais famosas da F1 nas décadas de 1980 e 1990, a Ligier, Guy Ligier morreu aos 85 anos. As causas da morte não foram divulgadas pela família

Guy Ligier, fundador de uma das equipes mais tradicionais da história da F1, morreu neste domingo (23). O ex-chefe de equipe tinha 85 anos e as causas da morte não foram divulgadas.

A data de morte de Ligier – 23 de agosto – coincide com a de um de seus ex-pilotos. Didier Pironi, piloto de Guy na temporada de 1980, também morreu na data, mas em 1987.

 
Nascido em 1930, em Vichy, o francês Guy Ligier foi o fundador da equipe que carregava seu sobrenome. Depois de disputar 13 GPs como piloto – sem resultados relevantes –, o francês partiu para a vida de chefe de equipe. Era o começo de uma das escuderias mais tradicionais da F1.
Guy Ligier morreu aos 85 anos (Foto: Reprodução)
Guy comprou, na primeira metade da década de 1970, o espólio da Matra, que havia abandonado a F1 em 1972. A primeira temporada completa da nova escuderia, a Ligier, foi disputada em 1976. Todavia, a primeira vitória só viria em 1977, com Jacques Laffite, no GP da Suécia.
 
O triunfo de Laffite marcou aquele que seria o auge da Ligier. Entre 1977 e 1981, a equipe conseguiria oito dos nove triunfos de sua história. Sempre com Jacques como primeiro piloto, a esquadra conseguiu um terceiro lugar no Campeonato de Construtores de 1979, seguido de um segundo posto em 1980.
Os carros da Ligier marcaram época na F1 (Foto: Reprodução)
Todavia, a marca da década de 1980 foi a decadência da equipe. Salvos pódios esporádicos em 1985 e 1986, a Ligier passou a maior parte do tempo sofrendo com bólidos pouco confiáveis e pilotos duvidosos.
 
O último suspiro de grandeza só veio na temporada final da equipe, a de 1996. Apesar de um carro puramente mediano, Olivier Panis conseguiu se aproveitar de um caótico GP de Mônaco para conseguir um inesperado triunfo – que viria a ser o último.
 
Ao final do ano, Guy Ligier negociou com Alain Prost a venda da equipe, que em 1997 passaria a carregar outro sobrenome: o do tetracampeão do mundo.
 
Depois de vender a escuderia, Guy se afastou da F1. O veterano não era mais visto com a mesma frequência nos autódromos.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.