Bortoleto afasta briga por pódios e define meta na F1 2025: “Evoluir carro e pilotagem”

Gabriel Bortoleto definiu as metas para a primeira temporada na Fórmula 1, mas manteve os pés no chão e negou que estará brigando por vitórias e pódios

A estreia de Gabriel Bortoleto como piloto da Sauber na Fórmula 1 está cada vez mais próxima. Sabendo disso, o jovem brasileiro já definiu as metas para a temporada de novato na categoria e afirmou que gostaria de evoluir o carro e a si mesmo neste primeiro ano. Apesar de reconhecer que seria bom brigar na frente do pelotão, entende que essa realidade ainda está distante. 

Bortoleto também falou em entrevista ao portal GrandPrix247 que não sabe ao certo o quão bem as demais equipes evoluíram entre 2024 e 2025, então seria difícil estabelecer um resultado como meta. Com isso, garantiu que está focado em evoluir tanto o carro quanto o próprio estilo de pilotagem. 

Fato é que Bortoleto já chega com expectativas altas, mesmo no pior carro de grid do ano passado. Em 2023, venceu o título da F3 como calouro e repetiu o feito no ano seguinte, na F2

“Obviamente, é a minha temporada de estreia, e há tanto desenvolvimento acontecendo na Fórmula 1, tanto no inverno quanto ao longo da temporada”, iniciou Bortoleto. “Nunca se sabe realmente quão bons os outros times serão, então é difícil estabelecer um resultado específico como meta. Claro, adoraria estar lutando com os caras na frente, mas sabemos o quão difícil é ganhar corridas ou alcançar pódios. Agora, provavelmente, isso não é uma expectativa realista”, continuou.

Gabriel Bortoleto estreia pela Sauber na temporada 2025 da F1 (Foto: Sauber)

“Vou dar meu melhor para evoluir tanto o carro quanto a mim mesmo. Trabalho muito para alcançar os objetivos e tudo o que quero conquistar. Dou tudo o que tenho, porque correr é minha vida. Honestamente, é tudo o que penso, nunca há realmente uma pausa. Mesmo nas férias, meu foco ainda está nas corridas e em melhorar minha pilotagem”, garantiu. 

Entrando em maiores detalhes sobre esse foco nas pistas e a ambição por sempre estar evoluindo como piloto, Bortoleto garantiu que sempre tenta “dar o melhor todo dia” e que está no processo de se adaptar à Fórmula 1

“Eu diria que sou uma pessoa muito dedicada, sempre forçando para fazer mais. Mas, ao mesmo tempo, não sou complicado. Sou simples. Só tento fazer o meu melhor todo dia. Apenas entro no carro e tento me adaptar ao mundo da Fórmula 1, fazendo o melhor que posso”, afirmou. 

“Na F2 e F3, me concentrei em aprender o máximo possível sobre o carro, novas técnicas e qualquer coisa que pudesse me ajudar na F1. Mas minha mentalidade sempre foi focada no presente. Quando estava na F3, meu único foco era a F3. Depois, na F2, era tudo sobre a F2. Acredito que, se começar a pensar muito à frente, perde o foco no que está fazendo. Ao longo dos anos, a preparação se tornou algo que veio naturalmente. Agora, veremos durante a temporada se todo esse trabalho dará resultado”, encerrou o brasileiro.

A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.