Bortoleto anda com McLaren ‘pelada’ na Áustria e faz estreia em carro de F1
Cotado para assumir um lugar na Sauber em 2025, Gabriel Bortoleto guiou um carro de Fórmula 1 pela primeira vez na última terça-feira (10)
Gabriel Bortoleto fez seu primeiro teste com um carro de Fórmula 1. Na tarde desta sexta-feira (6), a McLaren divulgou em suas redes sociais um vídeo que mostrava o brasileiro guiando o modelo que a equipe utilizou ao longo da temporada de 2022 em experiência na terça, realizada na Áustria. Atualmente disputando o campeonato da Fórmula 2, Gabriel faz parte da academia de pilotos do time britânico e tem seu nome vinculado à Sauber/Audi para 2025.
O nome de Bortoleto começou a pipocar no noticiário da Fórmula 1 ainda durante as férias de verão. O brasileiro surgiu como um dos candidatos à vaga que resta na Sauber — que vira Audi em 2026 — já no ano que vem. Além de Gabriel, Valtteri Bottas é um dos nomes no radar da marca alemã para formar dupla com Nico Hülkenberg.
No entanto, Bortoleto ficou ainda mais em evidência após a rodada dupla da Fórmula 2 na Itália, quando cometeu um erro durante a classificação e teve de largar em último nas duas corridas. Na sprint, o titular da Virtuosi se recuperou a ponto de cruzar a linha de chegada em oitavo, empatado com Dennis Hauger. Na principal, venceu de forma heróica.
Apesar da temporada surpreendente no ano de estreia na Fórmula 2 e de ter seu nome vinculado à Audi, Bortoleto ainda não tinha experiência em um carro de Fórmula 1 — elemento que as equipes consideram crucial no momento de escolher um piloto.
Mas a McLaren promoveu a primeira atividade do brasileiro com um de seus carros na última terça, no Red Bull Ring, na Áustria. O local, inclusive, foi onde o paulistano venceu pela primeira vez na Fórmula 2. Também através do seu perfil nas redes sociais, Gabriel agradeceu a oportunidade e disse que “aproveitou cada segundo”.
A Fórmula 1 agora volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Sauber diz ainda “não ter resposta” para 2025, mas exalta Bortoleto: “Grande talento”