Bortoleto herda número de Vettel e estreia na Fórmula 1 com #5 no carro da Sauber
Gabriel Bortoleto já tem número para estrear na Fórmula 1: será o #5. O campeão se torna primeiro a usar o número desde Sebastian Vettel. Outra novidade é Oliver Bearman, que fica com o #87
Mais um passo de Gabriel Bortoleto rumo à estreia na Fórmula 1 está definido. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou, na tarde desta quinta-feira (13), que o atual campeão da F2 escolheu o #5 e será o primeiro piloto com a designação desde a aposentadoria de Sebastian Vettel.
Bortoleto havia participado dos testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi com o #98 no carro. A razão é provavelmente o fato de cada número ficar reservado ao piloto que o usou pela última vez por dois anos após o dono do registro ficar fora do grid. Como Vettel foi o último a usar, entre a chegada na Ferrari, em 2015, e a aposentadoria, em 2022, o número está preso a ele até o fim de 2024.
Agora, porém, não há mais impeditivos, uma vez que o retorno à pista se dará somente ano que vem. Bortoleto se torna apenas o terceiro piloto a usar o número nos últimos 15 anos. O outro? Fernando Alonso, empresário e mentor de Gabriel.
Alonso utilizou o #5 inicialmente na temporada 2005, pela Renault, em que terminou campeão mundial pela primeira vez. Depois, utilizou novamente no retorno à equipe francesa, em 2008, após a passagem frustrada pela McLaren, e retomou, ainda pela Ferrari, em 2011 e 2012.
Mas outros grandes nomes da F1 também usaram o número e conquistaram título da categoria. Foi o caso de Michael Schumacher, que conquistou o caneco de 1994 com o #5, bem como Nigel Mansell, em 1992. Damon Hill, em 1996, foi outro campeão com a mesma designação nos anos 1990.
Antes disso, Nelson Piquet era o #5 no ano do primeiro caneco, 1983, enquanto que Mario Andretti conquistou o Mundial de 1978 também vestido do mesmo número. Emerson Fittipaldi era #5 em 1974 e usou o número numa das corridas de 1972, portanto entrando como representante do sucesso nos dois títulos que conquistou.
Nos anos 1970 e antes, os números não eram fixos ao longo do campeonato e outros pilotos donos de título mundial chegaram a usar o #5 em algum momento: caso de Niki Lauda, Jackie Stewart, Denny Hulme, Jim Clark, Jochen Rindt, John Surtees, Graham Hill, Phil Hill, Alberto Ascari, Mike Hawthorn e Juan Manuel Fangio.
Dos outros novatos, Andrea Kimi Antonelli já havia anunciado o #12. Jack Doohan será o #7, enquanto Oliver Bearman fica com a #87 após utilizar o #50 e o #38 quando correu por Haas e Ferrari, respectivamente, em 2024.
A Fórmula 1 agora está oficialmente de férias. A próxima atividade de pista é a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: FIA divulga imagens e mostra “versão refinada” de carro para F1 2026