Bortoleto se vê em “bom contrato” e sente por “situação difícil de alguns novatos” da F1 2025

Enquanto tem um contrato de múltiplos anos com a Sauber, Gabriel Bortoleto vê alguns novatos sob pressão com apenas um ano para justificar continuidade na F1

Gabriel Bortoleto reconheceu que tem uma condição privilegiada em comparação a alguns novatos na temporada 2025 da F1. Diferente da maioria deles, o brasileiro possui um contrato plurianual com a Sauber e tem a garantia de continuar na categoria por mais tempo.

Depois de virar 2023 para 2024 sem nenhuma mudança no grid, a Fórmula 1 terá neste ano seis pilotos que vão disputar seus primeiros campeonatos na categoria. A lista é composta por Bortoleto, Liam Lawson, Andrea Kimi Antonelli, Oliver Bearman, Isack Hadjar e Jack Doohan. Este último é um dos mais pressionados, antes mesmo da estreia. Flavio Briatore, mandachuva da Alpine, dá sinais de que tem preparado caminho para Franco Colapinto assumir o posto, que pode ser ainda em 2025.

Boa parcela destes pilotos possuem contrato apenas para este ano, o que traz uma carga extra para eles. Bortoleto reconheceu o cenário distinto dos concorrentes, mas que isso não significa que não haja pressão sobre ele.

LEIA MAIS
GUIA 2025: Hamilton e Ferrari roubam cena em casamento que já deu certo na F1
GUIA 2025: Ferrari assume risco de ir do céu ao inferno em nome do título na Fórmula 1
GUIA 2025: Leclerc encara tarefa inglória de responder euforia por Hamilton na pista
GUIA 2025: Sem Hamilton, Mercedes precisa de novo CNPJ para sair da mediocridade na F1

Gabriel Bortoleto em ação pela Sauber nos testes do Bahrein (Foto: Sauber)

“De fato, tem alguns novatos em situação difícil por ter apenas um ano de contrato e precisam mostrar desempenho”, disse Bortoleto ao portal neerlandês RacingNews365.

“Eu sou um cara que coloco pressão em mim mesmo, não importa quantos anos de contrato tenha pela frente. Meu alvo é sempre me adaptar e ter desempenho o mais rápido possível”, continuou.

“Tenho uma situação confortável nesse sentido, pois tenho um bom contrato e grandes expectativas para o futuro com a Audi, mas ainda preciso mostrar desempenho”, completou Bortoleto.

Com uma Sauber que deve andar no fundo do grid, Bortoleto sabe que os resultados não devem ser os melhores na F1 em 2025 — o parâmetro será o companheiro de equipe, Nico Hülkenberg. O brasileiro quer estrear na categoria entregando o máximo possível e, para isso, disse que colocará mais pressão sobre ele mesmo, algo que deu certo nos anos passados.

Gabriel Bortoleto e Isack Hadjar ensaiaram largada e trouxeram um repeteco da final da F2 no ano passado durante testes de pré-temporada da F1 (Vídeo: reprodução/F1)

“Eles estão se esforçando muito e colocando muita confiança em mim. O principal que posso fazer por ele é dar 100%, estar na fábrica, trabalhar muito com eles e alcançar os resultados esperados. Ter um bom contrato não significa que não exista pressão”, falou Bortoleto.

“No bom sentido, sempre coloquei pressão em mim mesmo. Fiz isso no passado e sempre funcionou para mim”, encerrou.

Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

LEIA MAIS
GUIA 2025: Russell sobe na hierarquia e assume desafio de liderar Mercedes
GUIA 2025: Antonelli começa trajetória na F1 com pressão de meio mundo nas costas
GUIA 2025: Racing Bulls tenta disfarçar, mas rótulo de equipe secundária é inevitável
GUIA 2025:  Tsunoda e Hadjar vivem fases opostas com Lindblad à sombra na Racing Bulls

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.