Russell alerta para segurança dos “carros muito rápidos” da F1 2026

George Russell sugere que carros da Fórmula 1 vão superar 360 km/h na maioria das pistas e que se preocupa com as consequências de um acidente nessa velocidade

George Russell é mais um piloto do grid a se manifestar a cerca do regulamento técnico que a Fórmula 1 adotará a partir de 2026, apresentado nesta quinta-feira (6). Também presidente da Associação dos Pilotos da categoria, o britânico demonstrou preocupação com a segurança dos novos carros, que deverão ser mais rápidos e com menos pressão aerodinâmica.

Nas projeções de Russell, os carros ultrapassarão 360 km/h de velocidade máxima na maioria das pistas, um acréscimo considerável, já que a Fórmula 1 não alcançou essa marca em nenhuma das oito etapas realizadas em 2024. A preocupação do britânico é em caso de acidentes.

“Os carros terão uma guinada na questão de desempenho. Serão muito rápidos em retas, alcançando 360 km/h na maioria das pistas, o que é impressionante. Obviamente, a segurança precisa ser melhorada, pois bater a 360, 370 km/h será maluquice”, afirmou.

“Quando se trata de segurança, infelizmente, a história nos diz que os incidentes precisam acontecer antes que as mudanças sejam feitas. Todos necessitam fazer um trabalho realmente minucioso antes desses regulamentos, porque os carros serão muito rápidos. Haverá tão pouco downforce nas retas que vai parecer que você está voando pelo ar”, completou Russell.

Os modelos vão se tornar mais curtos, estreitos e 30 kg mais leves
Os modelos de 2026 vão se tornar mais curtos, estreitos e 30 kg mais leves

O piloto da Mercedes também trabalha com diversas possibilidades, sendo algumas pouco prováveis de acontecer, mas que, caso ocorra, a categoria e a Federação Internacional de Automobilismo [FIA] já estariam preparados. Russell também indagou sobre o aumento da velocidade.

“Imagina que começa a chover em uma corrida, você está de pneus slick e a 250 mp/h [cerca de 400 km/h] em um circuito de rua. Uma situação complexa, mas que precisa ser respondida. Para ser justo, a FIA está ciente disso. Atentos e analisando os cenários possíveis”, pontuou Russell.

“O tempo dirá, mas os carros já estão muito rápidos. Onde vamos parar, vamos chegar a 400 km/h? Será que os fãs realmente precisam ou querem ver isso?”, prosseguiu.

Por mais que questione alguns fatores do futuro carro da F1, o britânico acredita que, de fato, as corridas serão melhores a partir de 2026. “Do ponto de vista da pilotagem, carros mais rápidos vão fazer sentir como se estivesse em um jato de combate. Em 2020 e 2021, era assim que me sentia. Agora já estamos muito velozes novamente”, declarou.

Russell alerta para segurança dos carros da Fórmula 1 em 2026 (Foto: Mercedes)

“Seria uma pena perder um pouco do desempenho do carro, mas, por outro lado, deixa as corridas melhores com menos downforce e menos ar sujo. Não se pode ter tudo, então, o que queremos alcançar? Para mim, o ideal é ter uma corrida boa e difícil e uma competição forte entre todas as equipes e todos os pilotos”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Canadá de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. Na sexta-feira (7), o TL1 está marcado para as 14h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto o  TL2 encerra o dia às 18h. No sábado, o TL3 abre as atividades às 13h30, ao passo que a classificação está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 15h do domingo.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.