Russell admite “surpresa” com pódio após “péssimo início” em Baku: “Foi um bônus”

George Russell estava em quinto lugar até a penúltima volta, quando Carlos Sainz e Sergio Pérez bateram à frente e abandonaram a prova

A Mercedes voltou a subir no pódio no GP do Azerbaijão deste domingo (15) com George Russell completando a prova na terceira colocação. No entanto, o feito chegou de forma “surpreendente” para o britânico, que lidou com problemas ao longo do fim de semana e estava em quinto na penúltima volta em Baku

Na sexta-feira (13), a Mercedes identificou um problema na análise do óleo do carro e optou por trocar a unidade de potência do W15 #63 antes do início do TL2. Além disso, a equipe também teve de alterar o motor de Lewis Hamilton antes da corrida, o que forçou o heptacampeão a começar dos boxes. 

Apesar disso, Russell conseguiu se manter na quinta colocação na reta final da prova e se beneficiou do acidente entre Carlos Sainz e Sérgio Pérez, que disputavam posição dentro do top-3, na penúltima volta. Com isso, o piloto do #63 voltou a subir ao pódio. 

“Definitivamente estou surpreso. Ainda bem que Checo e Carlos estão bem. Foi um trabalho muito duro para a equipe neste fim de semana. Tivemos de trocar o meu motor e depois o do Lewis também. Acabamos tendo um péssimo início de corrida, mas com pneus duros acho que fomos um dos mais rápidos. Conseguimos ultrapassar Max e ganhamos um bônus ao terminar no pódio”, comentou. 

George Russell se beneficiou de acidente e subiu ao pódio em Baku (Foto: AFP)

Russell viu a batida de camarote e disse que “ficou surpreso” que o safety car não foi acionado mais cedo, dada a natureza do acidente.  

“Fiquei surpreso que o safety car não foi acionado mais cedo no fim, aqueles carros poderiam estar em qualquer lugar. Estou feliz que todos estão bem”, disse. 

Com o resultado, George Russell chega a 143 pontos, iguala a pontuação de Sergio Pérez, e fica à frente do mexicano no Mundial de Pilotos. Atualmente, o britânico da Mercedes está em sétimo na tabela. 

Agora, a Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana, entre os dias 20 e 22 de setembro, para o GP de Singapura.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.