Globo avisa a afiliadas e projeta para outubro anúncio dos direitos de transmissão da F1
O GRANDE PRÊMIO apurou que as emissoras afiliadas receberam aviso de que a Fórmula 1 vai voltar à Globo a partir de 2025
A Globo está em vias de acertar com o Liberty Media o contrato dos direitos de transmissão da Fórmula 1 a partir de 2025. O GRANDE PRÊMIO apurou que algumas afiliadas já foram avisadas de que a mais popular categoria do automobilismo voltará à emissora carioca no próximo ano. A projeção é de que o anúncio seja feito em outubro, às vésperas do GP de São Paulo, que está marcado para o dia 3 de novembro.
As conversas entre as partes acontecem desde junho, soube o GRANDE PRÊMIO. A chance de voltar a exibir a F1 surgiu para a Globo após os problemas financeiros do Grupo Bandeirantes. Para 2024, a Band precisou pagar uma taxa pelos direitos, ao contrário do formato de market share — quando as partes dividem os lucros da operação. Com a audiência em baixa, o valor das cotas diminuiu, e a operação ficou no vermelho pelos lados da emissora paulista.
O GRANDE PRÊMIO ouviu que departamentos comerciais de afiliadas já foram avisados sobre o retorno da F1. No entanto, a comercialização de cotas, propagandas e possíveis ações só poderá ter início depois do anúncio da confirmação do acordo. Até lá, a emissora prepara o terreno, bem como a definição das cotas, valores e produtos a serem vendidos ao mercado.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
No mesmo ‘aviso’, a Globo destacou que a Fórmula 1 será “forte no digital”, o que dá um indicativo de grande presença na plataforma de streaming Globoplay, onde há um catálogo de canais e produções do grupo, bem como novelas, séries e filmes diversos. Presume-se que a F1TV faça parte de algum pacote dentro dessa estrutura, como já existe, por exemplo, com o Big Brother Brasil e o Premiere — pay-per-view de partidas de futebol nacional.
O departamento comercial das afiliadas poderá proporcionar acordos regionais para ações digitais, com anúncios dentro da plataforma Globoplay utilizando a geolocalização para ampliar o leque de opções além das cotas nacionais.
O anúncio em outubro, além de dar tempo de deixar toda a estrutura adequada para a comercialização, tem relação direta com o GP de São Paulo, que está marcado para acontecer no fim de semana do dia 3 de novembro. A etapa brasileira oferece, na visão da emissora, uma oportunidade de reverberar a ‘nova casa’ da Fórmula 1 no Brasil.
A Fórmula 1 volta neste final de semana, de 13 a 15 de setembro, em Baku, para a disputa do GP do Azerbaijão, 17ª etapa da temporada 2024.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.