Globo conversa com Liberty Media e negocia volta às transmissões da F1 em 2025
Após cinco anos, Globo pode voltar a transmitir Fórmula 1. Emissora carioca iniciou negociações com o grupo Liberty Media após crise dos bastidores na Band, atual detentora dos direitos televisivos
O Grupo Globo está negociando o retorno da Fórmula 1 à sua grade a partir da temporada 2025. Em meio ao momento turbulento que o Liberty Media vive com a Bandeirantes, a emissora carioca tem projeto para trazer o Mundial de volta para a programação depois da saída ao fim de 2020. A notícia foi dada pelo portal F5, da Folha de S. Paulo.
As conversas entre as partes acontecem desde junho, soube o GRANDE PRÊMIO. O esquema pode ser similar ao da outra passagem da Fórmula 1 pela Globo, com a maioria das corridas sendo televisionadas em TV aberta, o que justificaria cotas mais caras de patrocínio, e as que conflitarem com outros eventos, como o futebol, transmitidas pelo SporTV, canal esportivo do grupo na TV por assinatura, que também exibiria as outras atividades do fim de semana, com as sessões de treinos livres e a classificação.
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A equipe de transmissão não contaria com o narrador Sérgio Maurício, que fazia parte do grupo antes de se transferir para a Bandeirantes para ser o titular da F1, nem com o comentarista Reginaldo Leme, que trabalhou na Globo por 42 anos até a saída em 2019, antes mesmo do Mundial trocar de emissora no Brasil.
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LEIA MAIS: Band avalia quebra de acordo com Fórmula 1 após fim da temporada 2024
As alternativas para streaming também estão sendo discutidas. Desde 2021, quando entrou para a Band, o Mundial passou a disponibilizar o serviço F1TV, que além de exibir todas as atividades ao vivo, também conta com um longo acervo histórico da categoria, além de programas e compactos especiais. A Globo manifesta interesse também em transmitir corridas por meio da plataforma Globoplay, o que necessitaria de um acerto entre as partes para um encaixe, já que o serviço da emissora foi um dos imbróglios para a não renovação em 2020.
Procurada pelo GRANDE PRÊMIO, a Globo ainda não se manifestou.
O Grupo Bandeirantes avalia quebrar o atual acordo com o Liberty Media por conta dos problemas financeiros que vive. Após o fim do acordo com a Globo em 2020, a Fórmula 1 chegou à Band para 2021 também como uma forma de demonstração de força do grupo de comunicação e consolidação como ‘Canal do Esporte’. A contratação do apresentador Fausto Silva tempos depois também estava alinhada com a direção do canal em tentar um salto na audiência e nas finanças que duas grandes marcas como estas poderiam trazer.
O plano, todavia, não deu certo, sobretudo pelos gastos que a Band teve para montar toda uma nova estrutura ao redor do apresentador. A Fórmula 1, então, acabou sendo afetada à medida em que os pagamentos que a Band deveria lhe fazer falharam.
Um exemplo recente, soube o GRANDE PRÊMIO, deu-se durante o fim de semana do GP do Canadá desta temporada: sem a parcela recebida do Grupo Bandeirantes, o Liberty Media impediu que os profissionais que faziam a cobertura in loco usassem o uniforme e até mesmo a canopla — o adereço dos microfones — com o logo da emissora.
A baixa audiência das corridas de F1 nos últimos anos, com média de 2,4 pontos em 2024, e a ausência de um piloto brasileiro na categoria — algo que se mantém desde a saída de Felipe Massa ao fim da temporada de 2017, têm muito menor influência na história. As maiores audiências do ano vieram em Mônaco (3,7), Canadá (3,1) e Países Baixos (3,1), enquanto as menores foram em Bahrein (1,5), Austrália (1,4) e Japão (1,3).
Procurada pelo GRANDE PRÊMIO, a emissora do Morumbi se limitou a dizer que “o acordo da Band com a Fórmula 1 é válido até a temporada de 2025”.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (31), o TL3 abre o dia às 7h30 (de Brasília), ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (1º), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 10h.
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