Globo opta pelo futebol, e GP dos EUA vai ser transmitido ao vivo no domingo pelo SporTV

O retorno da F1 aos Estados Unidos, que pode garantir o tricampeonato de Sebastian Vettel, não terá transmissão ao vivo pela TV aberta no Brasil. Após perder a concorrência para o futebol, a corrida será exibida apenas pelo canal por assinatura SporTV

► Massa nega problema de adaptação aos pneus Pirelli e diz que não estava feliz
► Diretor do GP da Argentina garante que prova será confirmada na MotoGP

A penúltima etapa da temporada 2012 da F1 – o GP dos Estados Unidos –, que pode dar a Sebastian Vettel o terceiro título consecutivo na categoria, não terá transmissão ao vivo por televisão aberta no Brasil. No final da tarde desta terça-feira (13), o jornalista Rodrigo Mattar afirmou que tanto o treino classificatório, marcado para este sábado, quanto a corrida, no domingo, terão cobertura ao vivo do canal por assinatura SporTV. A transmissão terá narração de Sergio Mauricio e comentários de Lito Cavalcanti.

O impasse começou pelo choque de horários entre a corrida no novo circuito de Austin e a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro de futebol, já que ambos os eventos começam às 17h (de Brasília). A TV Globo havia cogitado, depois do título definido em favor do Fluminense no último domingo, passar o GP dos EUA às 17h, já que seu contrato com a FOM de Bernie Ecclestone obriga a emissora a transmiti-la ao vivo.

► Enquete: Você gostou da escolha de ver o GP dos EUA pelo SporTV? Opine!

Circuito das Américas foi construído para receber o GP dos Estados Unidos a partir deste ano (Foto: Divulgação)

Mas a dúvida havia permanecido por causa do jogo entre Palmeiras e Flamengo, que deve render mais audiência à TV carioca devido à iminência de rebaixamento da equipe alviverde imponente.

Em provável negociação com a FOM, a Globo decidiu na tarde desta terça que vai jogar para seu canal a cabo esportivo, o SporTV, tanto a classificação quanto a corrida. A emissora carioca a vai passar a classificação ao vivo, no sábado, e o VT na íntegra depois do Fantástico, no domingo, por volta das 23h.

Na programação da emissora, já há chamadas para a exibição ao vivo do treino classificatório de Austin, que acontece às 16h do sábado.

► Por que Michael Schumacher não foi o mesmo? Leia na WARM UP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.