carregando
F1

Globo reexibe título de Senna no GP do Japão de 1988 no primeiro domingo de maio

Na onda da recuperação de transmissões históricas, a Globo confirmou que vai colocar a F1 na roda. No primeiro domingo de maio, a emissora vai exibir o GP do Japão de 1988, vencido por Ayrton Senna e marcado pelo primeiro título do brasileiro

Grande Prêmio / Redação GP, de São Paulo
No meio da pandemia de coronavírus, as emissoras estão transmitindo eventos históricos, jogos e corridas do passado e, na Globo, não tem sido diferente. Nesta quarta-feira (22), a emissora confirmou que, no primeiro domingo de maio (3), vai passar o GP do Japão de F1 de 1988 na íntegra.
 
A Globo vem usando a faixa da tarde dos domingos para recuperar jogos marcantes, como a final da Copa do Mundo de 2002 e a final da Copa das Confederações de 2005. Agora, abre também para as corridas, exibindo a prova durante o Esporte Espetacular, que começa às 10h (em Brasília).
 
O GP do Japão de 1988 é um dos mais lembrados na história da F1. A corrida em Suzuka foi vencida por Ayrton Senna e marcou o primeiro dos três títulos do brasileiro, em uma atuação memorável após cair para a 14ª colocação na largada.
 
Na oportunidade, a McLaren já dominava o cenário da F1 e Senna e Alain Prost estavam iniciando o que seria uma das maiores rivalidades de todos os tempos. A reexibição da Globo vai ser com narração original, com Galvão Bueno na narração e Reginaldo Leme nos comentários. Também será uma homenagem pelos 26 anos da morte de Senna, que se completam na sexta-feira (1).
Ayrton Senna foi campeão no GP do Japão em 1988 (Foto: Forix)
O GP do Japão de 1988
 
Senna chegou a Suzuka com a situação sob controle para ser campeão. É verdade que o fim de semana começou com Prost liderando o Mundial de Pilotos, mas o sistema de descarte de pontos jogava a favor do brasileiro. Uma simples vitória em qualquer uma das últimas duas corridas bastava para confirmar a conquista. 
 
Na briga particular entre os dois pilotos no Japão, Senna começou em vantagem com a pole, 0s324 mais rápido que Prost. Se a corrida terminasse com os pilotos exatamente nessas posições, o campeonato acabava. Mas não seria tão simples: Ayrton teve problemas na largada e caiu para 14º na altura da curva 1 de Suzuka. Era um fardo do tamanho do mundo, mas também uma chance de fazer uma exibição heroica.
 
E assim foi. Senna ganhou seis posições só na primeira volta, começando a segunda em oitavo. Prost precisava aproveitar a chance para abrir vantagem porque estava claro que o brasileiro eventualmente chegaria às posições de destaque. Volta após volta, os pilotos foram ficando para trás: Riccardo Patrese, Alessandro Nannini, Thierry Boutsen, Michele Alboreto, Gerhard Berger...
 
Quando Ivan Capelli abandonou da segunda colocação, isso após tomar a liderança brevemente das mãos de Prost, a briga começou para valer. Ainda era a volta 20 de 51 e as duas McLaren estavam em primeiro e segundo. O francês ainda liderava, mas em condições desfavoráveis: o câmbio não estava funcionando perfeitamente, além de que a pista estava úmida em alguns trechos.
 
Era só esperar um momento de fraqueza de Alain, que veio com retardatários. O francês perdeu tempo tentando superar Andrea de Cesaris e permitiu que Senna viesse por dentro na reta principal. Ultrapassagem feita e liderança trocada na volta 28. Dali para frente, corrida administrada e título garantido.


Paddockast #57
MARIANA BECKER e os bastidores da F1


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 
☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.