GP às 10: É mentira afirmar que Senna foi campeão contra tudo e contra todos na F1

Flavio Gomes, no GP às 10 desta segunda-feira (4), reflete sobre os três títulos mundiais conquistados por Ayrton Senna. E por mais que os sennistas mais eloquentes digam que o brasileiro foi campeão em cima dos melhores e que outros nomes, como Michael Schumacher, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, ganharam sozinho, a história não foi bem assim

A repetição do GP do Japão de 1988, a corrida que coroou Ayrton Senna como campeão mundial de F1 pela primeira vez, provocou uma verdadeira comoção nas redes sociais. Muitos sequer haviam assistido a uma corrida do brasileiro pela Globo e só tiveram a oportunidade no último domingo. Outros tiveram a chance de relembrar a primeira das três conquistas do tricampeão e ressaltaram clichês bem conhecidos. O mais famoso deles é que Senna foi campeão ‘contra tudo e contra todos’. Mas será que é verdade?
 
Flavio Gomes, no GP às 10 desta segunda-feira (4), desfaz um mito e analisa cada uma das campanhas de Senna nos seus primeiros anos com a McLaren, de 1988 a 1991, período em que o brasileiro conquistou três títulos e foi vice-campeão em 1989. O jornalista refletiu sobre os números e as condições dos outros pilotos para chegar a algumas conclusões: primeiro, que Senna teve, no máximo, um rival em cada um dos anos em que lutou pelo título — o que não tira ou diminui os méritos de Ayrton. 
 
Segundo, que os grids daquela época eram muito ruins. E, por último, que as histórias do passado são grandes, mas que as histórias do presente também são grandes.
 
Paddockast #59
DUPLA IMPLACÁVEL: Daniel Serra e Ricardo Maurício

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.