F1

GP às 10: Possível entrada do Q4 na classificação da F1 é solução ruim para grid mais embaralhado

Gabriel Carvalho acredita que a potencial entrada de uma quarta parte no treino classificatório não ajudaria o grid a ser mais equilibrado, e que o sistema divertido e justo não tem motivo para ser alterado nas próximas temporadas

Grande Prêmio / Redação GP, de Campinas
.A F1 pretende mudar o sistema do treino classificatório, diminuindo o tempo de duração das três primeiras partes e adotando o Q4, com oito pilotos buscando a pole. A medida busca embaralhar mais o grid para tornar as corridas mais imprevisíveis. Gabriel Carvalho, no GP às 10 desta de noite de terça-feira (9), afirma que a mudança é um erro em um sistema divertido e justo para o grid.
 
Ele cita que um grid mais embaralhado depende do equilíbrio das equipes, e não de uma mudança do sistema de classificação, que é um sucesso e não necessita de mudanças como esta ou a de 2016, quando o piloto mais lento do Q3 era eliminado conforme o tempo passava. Caso a categoria queira uma alternativa, o sistema de grupos adotado na Indy e na Fórmula E pode aparecer como uma solução.


O GP às 10 é a série que traz um comentário em vídeo dos jornalistas do GRANDE PRÊMIO, sempre às 10h (de Brasília), do dia e da noite. Veja aqui todas as edições do GP às 10.  


Horário da Fórmula 1 2019
Confira a programação do fim de semana do GP da China de F1

DIA DATA HORA
Quinta-feira 11/4 23h
Sexta-feira 12/4 3h
Sábado 13/4 1h
Sábado 13/4 4h
Domingo 14/4 3h10

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.