GP da Itália termina com Verstappen 5 pontos à frente de Hamilton. Confira classificação

Mesmo tendo abandonado o GP da Itália deste domingo após batida em cima do maior rival, Max Verstappen teve um saldo positivo ao ampliar de 3 para 5 a vantagem para Lewis Hamilton no campeonato

Lewis Hamilton e Max Verstappen batem: carro da Red Bull fica sobre o da Mercedes (Vídeo: F1)

O incrível GP da Itália, 14ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, marcou um novo capítulo do embate entre Max Verstappen e Lewis Hamilton pelo título. Assim como aconteceu em Silverstone, os dois grandes rivais colidiram em disputa por posição. Desta vez, tanto Max quanto Hamilton abandonaram a prova em Monza. Mesmo assim, o holandês fechou o fim de semana com uma vantagem um pouco maior do que quando começou o fim de semana na Itália.

Por conta da segunda posição na corrida sprint, realizada no sábado, Verstappen marcou 2 pontos extras, contra nenhum de Hamilton, que terminou a prova curta no domingo. Assim, Max soma agora 226,5 pontos no campeonato, 5 a mais que o piloto da Mercedes.

A CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL DE PILOTOS E DO MUNDIAL DE CONSTRUTORES PÓS-GP DA ITÁLIA

LEWIS HAMILTON; MAX VERSTAPPEN; GP DA ITÁLIA; MONZA;
Max Verstappen e Lewis Hamilton continuam muito próximos na luta pelo título (Foto: Honda Racing F1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Maior pontuador dos dois últimos finais de semana, Valtteri Bottas se consolidou de vez em terceiro lugar no campeonato. Terceiro colocado também no GP da Itália deste domingo depois de ter largado em 19º e último — Pierre Gasly, que abandonou, partiu do pit-lane —, o finlandês soma agora 141 pontos, mas está apenas 9 à frente de Lando Norris, outro nome que brilhou neste domingo e finalizou a corrida em segundo lugar em Monza.

Terceiro posicionado na pista, mas quinto depois de descontados os 5s de punição por ter cortado caminho ao passar Charles Leclerc, Sergio Pérez está numa posição embaraçosa no campeonato. Quinto colocado também no Mundial de Pilotos, ‘Checo’ soma 118 tentos, bem menos que os 132 de Lando Norris. O mexicano já é ameaçado até por Charles Leclerc, da Ferrari, que tem agora 104 depois do sexto lugar neste domingo.

Carlos Sainz está com 97,5 pontos e ocupa o sétimo lugar, enquanto o grande vencedor do domingo, Daniel Ricciardo, marcou 27 tentos só neste fim de semana — 25 pela vitória, 1 pela volta mais rápida e 1 pelo terceiro lugar na corrida sprint, de sábado —, passou Pierre Gasly e agora tem 83 pontos, contra 66 do francês. E Fernando Alonso está em décimo, agora com 50.

No Mundial de Construtores, graças principalmente à grande melhora de Bottas nas últimas corridas, a Mercedes está 18 pontos à frente da Red Bull: 362,5 pontos contra 344,5 da rival. A McLaren ganhou uma pequena folga na luta com a Ferrari pelo terceiro lugar do campeonato e tem agora 215 pontos, mas a escuderia de Maranello continua na cola, com 201,5.

A Alpine tem 95 pontos, enquanto a AlphaTauri, que praticamente não correu neste domingo, permanece com 84. Já a Aston Martin, graças ao sétimo lugar de Lance Stroll em Monza, subiu para 59 tentos, mas continua em sétimo.

Quem também ampliou sua pontuação no campeonato foi a Williams, agora com 22 pontos depois que George Russell terminou o GP da Itália em nono. A Alfa Romeo permanece com 3 tentos e está em penúltimo, enquanto a Haas continua sendo a única equipe zerada no campeonato.

HALO SALVA HAMILTON EM BATIDA COM VERSTAPPEN, RICCIARDO VENCE: O GP DA ITÁLIA DE F1 | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.