GP de Mônaco define data da edição de 2021 uma semana antes da Indy 500

O Automóvel Clube de Mônaco anunciou que o GP nas ruas do Principado vai ser disputado em 23 de maio de 2021, além de definir também os dias do GP de Mônaco histórico e da etapa da Fórmula E. Vai ser a primeira vez em 11 anos que a prova da F1 em Monte Carlo vai acontecer num fim de semana diferente das 500 Milhas de Indianápolis

Ainda que nem exista por enquanto uma prévia do calendário da F1 para a próxima temporada, o Automóvel Clube de Mônaco se antecipou e anunciou, nesta terça-feira (19), a data do GP nas ruas do Principado, definindo o fim de semana entre 20 e 23 de maio para a realização do evento.

Uma vez que as 500 Milhas de Indianápolis acontecem sempre no último domingo de maio — exceto quando cai no dia 31, como seria em 2020 —, vai ser a primeira vez desde 2010 que o GP de Mônaco — que naquele ano foi disputado em 16 de maio — e a Indy 500 vão ser disputados em finais de semana diferentes. Entretanto, o Pole Day, a classificação para a prova em Indianápolis, costuma acontecer um fim de semana antes da corrida.

A coincidência de datas entre GP de Mônaco e a Indy 500 nos últimos anos levou a um acontecimento ímpar em 2017. Bicampeão mundial de F1, Fernando Alonso, então piloto da McLaren e às turras com a falta de competitividade com o conjunto carro-motor que tinha às mãos, abriu mão de competir em Monte Carlo para correr em Indianápolis pela aliança Andretti-McLaren-Honda. Quem disputou o GP de Mônaco no seu lugar foi Jenson Button. Em teoria, sem o conflito de datas, o calendário abre a possibilidade para que mais pilotos da F1 possam fazer a Indy 500 em 2021.

O GP de Mônaco de F1 já tem data definida para a temporada 2021 (Foto: Beto Issa)
Em comunicado compartilhado nas redes sociais, o ACM anunciou a realização de três GPs de Mônaco em 2021. É que, além da Fórmula 1, o Principado vai receber também o GP histórico, que é disputado com carros antigos e clássicos, e a etapa da Fórmula E. Mônaco teve de cancelar sua etapa do Mundial de F1 neste ano em razão das consequências da pandemia do novo coronavírus.
 
O cronograma definido pelo Automóvel Clube de Mônaco detalha que o GP histórico vai acontecer entre os dias 23 e 25 de abril. Já a etapa da Fórmula E em Monte Carlo está prevista para duas semanas depois, 8 de maio.
 
O anúncio do GP de Mônaco de F1 para 23 de maio representa, assim, a primeira etapa da próxima temporada com data já confirmada para o calendário do ano que vem.
 
A organização do evento revelou também que vai começar a providenciar os preparativos para a instalação das estruturas no entorno do circuito para o fim de fevereiro. Também como forma de se ajustar aos novos requisitos depois da pandemia.
 
“Organizar três corridas no espaço de um mês vai ser algo inédito para todos nós do ACM. O lado logístico promete ser complexo, mas não impossível de gerenciar. Por conta das novas restrições, precisaremos começar a configurar a pista mais cedo que o normal, no fim de fevereiro, ao invés de 15 de março”, declarou Christian Tornatore, comissário-geral do Automóvel Clube de Mônaco.
 
“Em seguida, vamos cobrir os aspectos técnicos, dentro e fora da pista, exigidos para todas as categorias envolvidas. Para conseguir isso, contamos com a experiência e a flexibilidade de todas as pessoas envolvidas, com o propósito de alcançar nossos objetivos”, acrescentou.
 
O comunicado também definiu a data do GP histórico de 2022, de 13 a 15 de maio. Considerando o espaço habitual de duas semanas entre um evento e outro, a perspectiva é que o GP de Mônaco de F1 deste ano vai acontecer entre 26 e 29 de maio.

Paddockast #61
VETTEL: ACERTOS, ERROS E… AZAR NA FERRARI

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.