GP de Mônaco é cancelado e fica fora da F1 pela primeira vez em 66 anos

A organização do GP de Mônaco resolveu por não realizar a corrida na temporada 2020. Em meio aos adiamentos das provas marcadas anteriormente devido ao coronavírus, a disputa no principado foi cancelada de vez

Horas após entrar na lista de provas adiadas, o GP de Mônaco foi cancelado de vez para a temporada 2020 da Fórmula 1. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19) pela organização do evento.

Desde o começo da semana, a F1 já cogitava cancelar a corrida no Principado, junto às da Austrália e China, para diminuir o calendário de 22 para 19 GPs – claro, devido à pandemia de coronavírus. 

Agora, Mônaco se torna a segunda corrida oficialmente retirada do calendário 2020 – ao lado da Austrália. A da China segue sob suspensão. Curiosamente, mais cedo,  a Pirelli havia divulgado a lista de pneus disponíveis para as equipes na etapa de Monte Carlo

GP de Mônaco de F1 está cancelado para 2020 (Foto: Beto Issa)

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações se estiver doente.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Os organizadores citaram diversas razões para o cancelamento da mais famosa prova da categoria, incluindo a "falta de compreensão do impacto da pandemia de coronavírus". Confira o anúncio completo abaixo:

“A situação atual da pandemia mundial e seu caminho desconhecido de evolução, a falta de compreensão do impacto do Mundial de F1, a incerteza quanto à participação das equipes, as consequências nas diferentes medidas de confinamento adotadas por vários governos em todo o mundo, as reestruturações multinacionais para acessar o Principado de Mônaco, a pressão sobre todas as empresas envolvidas, a equipe dedicada que não pode realizar as instalações necessárias, a disponibilidade da força de trabalho indispensável e dos voluntários necessários (mais de 1500) para o sucesso do evento significa que a situação não é mais sustentável."

"Como resultado, após considerar cuidadosamente a crise mundial, é com grande tristeza que a diretoria do Auto Clube de Mônaco toma a decisão de cancelar o 78º GP de Mônaco. A todos os fãs, espectadores, parceiros e membros, a diretoria pede desculpas que este evento não pode ser adiado e não poderá ser realizado sob nenhuma circunstância posteriormente no ano."

O GP de Mônaco vai ficar fora do calendário da F1 pela primeira vez em 66 anos. Desde 1955, a etapa era disputada ininterruptamente como parte do Mundial. 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.