GP do Azerbaijão busca data até meio de outubro para evitar cancelamento

Baku teve sua prova, que seria em junho, adiada pela F1. Mas ainda busca espaço no possível novo calendário que a categoria organiza. A cidade azeri, porém, estipula um limite: outubro

Há mais de um mês adiado em razão da pandemia do novo coronavírus em todo o mundo, o GP do Azerbaijão espera constar no novo calendário da Fórmula 1 para a temporada 2020, caso ela de fato aconteça.

Anteriormente marcada para o dia 7 de junho, a prova no circuito de rua de Baku só exige uma situação – além da segurança para sua realização – para que aconteça: uma data até o meio de outubro.

"Estamos em constante contato com o Governo do Azerbaijão, com a F1 e com outros acionistas. Neste momento, enquanto desejamos sediar uma etapa em 2020, obviamente não podemos nos comprometer em realizar a corrida mais tarde, neste ano, até que a situação do Covid-19 esteja ais clara e que o mundo retorne a algo próximo do normal de antes da pandemia", disse Arif Rahimov, diretor-executivo do crcuito de Baku, ao site 'Motorsport Week'.

"Entramos em acordo com a F1 de que a corrida não será adiada para após do meio de outubro. Nos importamos com nossos fãs e com o valor da experiência, então queremos que eles aprovietem um tempo bom em Baku durante o final de semana de corrida", completou o dirigente.

Neste período, entre setembro, a data desejada por Baku, e outubro, o hemisfério norte estará no outono. Ou seja, o objeivo é fugir do frio do inverno local.

"Seria positivo que ocorresse neste período, porque a maior parte das construções estariam feitas para o verão. Correr nas ruas da cidade aumentam as dificuldades. Então o ideal seria realizar a corrida antes da reabertura das escolas, programada para o dia 15 de setembro."

F1 em Baku em 2019 (Foto: Williams)
Paddockast #59
DUPLA IMPLACÁVEL: Daniel Serra e Ricardo Maurício

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Uma situação foi descartada por Baku: a realização de mais de uma corrida em seu circuito, como a F1 planeja para outros palcos, como Silverstone.

"Não acredito que seria possível aqui. Envolveria muita incoveniência a nossos moradores, já que o circuito está bem no centro da cidade", finalizou Rahimov. 

Enquanto isso, a F1 planeja seu retorno na Áustria, em 5 de julho. Nao há confirmação oficial, porém. 
 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube