GP Recomenda: cinco bons motivos para não se perder o GP do Brasil 2017

Depois do México, a F1 embarca para o Brasil para a disputa da penúltima etapa da temporada 2017. Com o campeonato já vencido por Lewis Hamilton, Max Verstappen, a chuva e a briga pelo vice chamam a atenção

1) DESPEDIDA DE MASSA – PARTE II
 
O GP do Brasil de 2016 foi marcante por muitos acontecimentos, mas um dos que mais chamaram a atenção foi a homenagem que Felipe Massa recebeu naquele que seria, teoricamente, seu último final de semana correndo em casa. Dividindo os holofotes com os postulantes ao título Nico Rosberg e Lewis Hamilton, Massa abandonou a prova, mas ficou por vários minutos após sendo saudado pelo público e por membros de outras equipes. Parecia até que a bandeira amarela estava ali parando a corrida para que ele se despedisse.
 
No entanto, as coisas mudaram pouco tempo depois. Rosberg se aposentou após ser campeão mundial, a Mercedes chamou Valtteri Bottas para seu lugar e, assim, a Williams pediu para que Felipe repensasse sua decisão de sair da F1. O paulista, então, adiou a aposentadoria da categoria e retornou ao grid para mais uma temporada.
 
Acontece que, na semana passada, Massa confirmou que vai deixar o grid da F1 ao final da temporada 2017 e, assim, o GP do Brasil do final de semana vai ser seu último em casa. Será que teremos um novo espetáculo da torcida com o piloto? Felipe, aliás, tem um retrospecto muito bom em Interlagos, com direito a duas vitórias.
Felipe Massa vai se despedir de Interlagos pela F1 (Foto: AFP)
2) POSSIBILIDADE DE CHUVA

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A chuva é sempre uma possibilidade bem real em Interlagos e, quando aparece, geralmente vem com força e deixando as condições da pista bastante traiçoeiras. Em 2016, por exemplo, a corrida foi uma loucura com uma série de acidentes, várias voltas atrás do safety-car e atuações marcantes de alguns pilotos. Com certeza, a maior delas foi de Max Verstappen, que ultrapassou praticamente o grid inteiro.

 
Além do histórico de chuva durante a etapa brasileira em Interlagos, a previsão do tempo também indica chances grandes de piso molhado especialmente na sexta e no sábado. Nos últimos tempos, aliás, tem chovido diariamente na região.
Max Verstappen terminou o chuvoso GP do Brasil de 2016 em terceiro (Foto: Beto Issa/GP Brasil de F1)
3) BRIGA PELO VICE
Tudo bem que o glamour da briga pelo título mundial já não existe mais após a conquista de Hamilton por antecipação no México, mas o vice-campeonato está aí em jogo. Sebastian Vettel, em fase bastante conturbada na segunda metade da temporada, tenta manter a posição, mas Valtteri Bottas já aparece em seu retrovisor, com apenas 15 pontos separando os dois.
 
E agora tudo muda dentro da Mercedes. A equipe, que até a etapa da Cidade do México trabalhava para fazer de Hamilton tetracampeão, agora pode se dar ao luxo de olhar para Bottas e tentar dar ao finlandês o vice-campeonato. Enquanto isso, a Ferrari tenta deixar de vez para trás os problemas de confiabilidade que apresentou sequencialmente na Malásia e no Japão.
Valtteri Bottas entrou na briga pelo vice-campeonato (Foto: Mercedes)
4) RED BULL E VERSTAPPEN EM GRANDE FASE
Verstappen é, inegavelmente, uma das grandes atrações do final de semana em Interlagos. Não bastasse aquela atuação histórica na chuva em 2016, o holandês ainda vive uma fase excelente na segunda metade da temporada 2017 e é, talvez, o nome do momento ao lado de Hamilton.
 
E junto com a ótima forma de Max vem o grande momento da Red Bull. Ainda sofrendo com a falta de confiabilidade especialmente da Renault, a equipe da marca de energéticos engrenou e, no chassi, tem tirado a diferença para Mercedes e Ferrari. Agora, os austríacos conseguem vencer corridas regularmente. Olho neles!
Lewis Hamilton terá sua primeira corrida como tetracampeão (Foto: AFP)
5) HAMILTON NA PRIMEIRA CORRIDA COMO TETRA
É impossível falar dos destaques do GP do Brasil e deixar de lado o tetracampeão do mundo Hamilton. O inglês parte para sua primeira prova desde a conquista do campeonato de 2017 e vai em busca da segunda vitória no país de seu ídolo Ayrton Senna. Na prática, vai ser um duelo de tetras: pela primeira vez na história da F1 dois tetracampeões vão medir forças lado a lado em um GP. O outro, claro, é Sebastian Vettel.
 
E o público brasileiro ainda vai ter o prazer de ver Lewis vivendo sua melhor forma tecnicamente na F1. O inglês vive uma fase basicamente perfeita, numa segunda metade de campeonato em que está praticamente imbatível: desde o GP da Bélgica são cinco vitórias em sete provas.

O GRANDE PRÊMIO acompanha 'in loco' o GP do Brasil com Victor Martins, Evelyn Guimarães, Fernando Silva, Gabriel Curty e Rodrigo Berton direto de Interlagos. Acompanhe a cobertura aqui e todos os detalhes AO VIVO e em TEMPO REAL aqui.
 

FORÇA DE VETTEL VALORIZA TÍTULO

É UM PRIVILÉGIO VER HAMILTON CHEGANDO AO TETRA NO AUGE

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.