Grid do GP da Emília-Romanha tem top-8 mais apertado desde GP da Europa de 2012

A classificação do GP do Emília-Romanha foi incrivelmente emocionante e apertada. É a primeira vez em nove temporadas que o grid tem um top-8 tão próximo. A pole ficou com Lewis Hamilton, da Mercedes

Hamilton destrona dupla da Red Bull: veja o resumo do sábado em Ímola

A Fórmula 1 surgiu inesperadamente equilibrada em 2021. A pouca mudança no regulamento e as diferenças soluções das equipes para recuperar o downforce acabaram por aproximar o grid, e isso ficou evidente na classificação, deste sábado (17), do GP da Emília-Romanha. Lewis Hamilton superou os rápidos carros da Red Bull para conquistar sua 99ª pole-position de sua vitoriosa. Homem que mais largou na frente no Mundial, o inglês cravou na parte final do Q3 a marca de 1min14s411, em uma volta sem erros.

O tempo do heptacampeão foi apenas 0s035 mais rápido do que o feito por Sergio Pérez, da Red Bull, em sua melhor posição de grid na carreira na F1. Logo atrás do mexicano, apareceu Max Verstappen – que era considerado favorito ao posto de honra, só que um erro na curva 3 acabou limando as chances do holandês. Mas a diferença para o líder do campeonato ficou em 0s085.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Lewis Hamilton cravou a pole do GP da Emília-Romanha neste sábado (Foto: Mercedes)

LEIA TAMBÉM
+Como ficou o grid de largada do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1

E não parou por aí. Todos que se colocaram na sequência também ficaram separados por marcas muito próximas. Entre Charles Leclerc, o quarto, e Valtteri Bottas, o oitavo, a diferença para o pole foi de 0s487, o que significa dizer também que essa é a menor diferença desde a temporada 2012 – uma das mais disputadas de todos os tempos.

Naquele ano, foi no GP da Europa, em Valência, na Espanha, que se viu uma classificação tão apertada assim. Sebastian Vettel, então defendendo a Red Bull, registrou 1min38s086 para ficar com a pole para a oitava etapa da temporada. E a distância entre ele e o oitavo, Nico Hülkenberg, correndo pela Force India, foi de 0s666.

Vettel foi campeão em 2012, mas viveu uma disputa intensa com Fernando Alonso, na Ferrari, Kimi Räikkönen, na Lotus, e Lewis Hamilton e Jenson Button, ambos na McLaren.

A largada para a segunda etapa de 2021 acontece às 10h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todo o fim de semana do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1. Siga tudo aqui.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube