Grosjean critica proposta de nova classificação e avalia como “solução para problema que não existe”

Romain Grosjean está ao lado oposto da proposta de mudar o formato do treino de classificação da F1. A ideia foi discutida no último encontro do Grupo de Estratégia, mas o piloto francês vê como um elemento da F1 que não precisa ser substituído e que, além do mais, prejudicaria o pelotão intermediário

Durante a última reunião do Grupo de Estratégia da F1, uma das pautas discutidas com vigor foi a mudança no formato do calendário. Na nova proposta, o treino que define o grid de largada passaria a ter quatro parte, uma mais que as três atuais. Para Romain Grosjean, seria a resolução de um problema que não existe.

 
Na opinião de Grosjean, seria uma desvantagem para os dois pilotos que fossem os melhores do resto. Isso porque Ferrari, Mercedes e Red Bull entrariam da mesma forma, enquanto sétimo e oitavo colocados ficariam presos com os pneus com que participaram da classificação para o Q4. Hoje, quatro pilotos ficam nessas condições, e apenas o 11º pode escolher qualquer composto.
 
"Não acho que seja uma solução. É algo que vai na verdade ser uma desvantagem ao pelotão intermediário, sétimo e oitavo, e não vai mudar nada para os times grandes, porque eles vão passar por qualquer coisa que aconteça", avaliou.
 
"Eles fazem uma volta lenta e são 2s mais rápidos, então é por isso que eles passem. Está tornando mais complicado quando não deveriam e estão tentando resolver um problema que não temos", falou.
Romain Grosjean (Foto: Haas)

O chefe da Haas, Guenther Steiner, foi na mesma linha de Grosjean, mas fez a ressalva: esse projeto ainda não foi acordado.

 
"Eu analisei um pouco. A intenção de fazer com que quem começasse fora do Q3 tivesse escolha livre de pneus foi para misturar, mas no fim das contas ajudou as grandes, porque elas conseguem passar para o Q2 com os pneus duro, o que ajuda na corrida. Erramos o alvo nessa", falou.
 
"Se separarmos a classificação em quatro-quatro-quatro-oito, não vai melhorar, porque P7 e P8 vão se ferrar, porque os grandes vão passar de qualquer jeito com pneus duros", opinou. "Precisamos ser justos, não vamos criticá-los por algo que ainda não aconteceu. Normalmente tudo beneficia [os grandes]. Qualquer coisa que a gente discuta, vai nessa direção. Vai haver mais diálogo antes de ser decidido", disse.

Também questionado sobre a iniciativa, Sebastian Vettel fez piada.

O primeiro treino livre do GP do Japão está marcado para às 22h (de Brasília) desta quinta-feira. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

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