Grupo de Estratégia da F1 propõe dois pit-stops obrigatórios para cada piloto durante provas de 2014

Dentro do pacote de modificações previstas para o próximo campeonato, categoria visa impor medida que minimizaria estratégias de pneus de cada equipe durante um fim de semana. Além da obrigatoriedade de dois pit-stops por corrida, pneus mais duros disponibilizados para cada rodada só poderiam ser usados em menos de 50% da prova, bem como os mais macios em menos de 30%. Reunião para definição será em dezembro

 
A F1 estuda a possibilidade de implantar uma nova regra que promove dois pit-stops obrigatórios por corrida para cada um dos pilotos do grid, já a partir de 2014. A novidade será apresentada já na próxima reunião do novo Grupo de Estratégia da categoria, no início do próximo mês de dezembro.
 
Caso sejam aprovadas pela Comissão de F1 e pelo Conselho Mundial da FIA, as modificações exigirão, além do duplo pit-stop obrigatório para troca de pneus, que cada piloto utilize os compostos mais resistentes disponibilizados para o fim de semana em menos de 50% da distância da corrida, bem como os opcionais em menos de 30% do total – os 20% restantes do trajeto total de cada prova não tiveram seu destino revelado.
F1 quer obrigar cada piloto a fazer dois pit-stops por corrida (Foto: Ferrari)
Curiosamente, a nova proposta, além de reduzir a importância das estratégias de pneus de cada equipe para uma corrida, também é uma contradição à promessa da Pirelli de entregar pneus mais conservadores e resistentes que os de 2013 na próxima temporada – algo que, se colocado em prática, inviabiliza uma mudança específica no regulamento unicamente para assegurar o melhor funcionamento dos compostos.
 
Paul Hembery, diretor-esportivo da empresa italiana, segue em atrito com a F1 por conta das incertezas entre o que foi exigido para o recém-encerrado campeonato e o que se espera para 2014. "Queremos uma proposta clara e bem definida, pois talvez as pessoas tenham esquecido do que nos foi pedido para fazer", afirmou o dirigente inglês.
 
"Isso se perdeu em algum lugar no tempo, e é a coisa mais importante que nós queremos ter certeza de que esteja resolvido. Alguém tem de nos dizer o que eles querem", cobrou.
 
Propostas para que a Pirelli receba mais dias de testes ao longo da temporada também serão apresentadas na próxima reunião do Grupo de Estratégia. Assim como a ideia das equipes de entregar um de seus oito dias de testes anuais para a fornecedora italiana, há também a sugestão de que um dos dias de testes de pré-temporada da F1 seja específico para a avaliação do rendimento dos pneus com pista molhada.
 
Neste caso, caberia à Pirelli determinar o dia, bem como arcar com os custos de molhar todo o traçado da pista que for escolhida para a realização das atividades.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.